Tese - Luiz Carlos Krug

A constituição de educadores ambientais no campo das Ciências do Mar : um estudo de caso do curso de Oceanologia da Furg.

Autor: Luiz Carlos Krug (Currículo Lattes)

Resumo

O curso de graduação em Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, fenômeno material social concreto sensível, é a centralidade deste estudo. O objetivo geral da pesquisa consistiu em identificar, analisar, compreender e descrever as contradições existentes no desenvolvimento do currículo oficial do curso, que, mesmo não estando previsto, tem possibilitado a formação de Educadores Ambientais. Criado em 1970, o curso tem referenciado a organização curricular dos demais que compõem a modalidade. Neste estudo, os levantamentos realizados e interpretados sobre o fazer profissional dos egressos foram efetuados com o auxílio da Plataforma Lattes, das redes sociais e do banco de dados da FURG, abrangendo o universo de graduados. Os resultados mostram que as políticas públicas de pessoal e a situação econômica têm influência na quantidade relativa de egressos inseridos no mercado de trabalho, indicando o setor público como principal empregador. Os egressos atuam na quase totalidade das unidades da federação, especialmente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, assim como em diversos países. Em 2013, os egressos atuavam em 51 das 57 áreas que integram as Ciências do Mar, com destaque para Avaliação de Impactos Ambientais, Conservação de Recursos Naturais e Cultivo. A pesquisa revelou que a atuação em Educação Ambiental - EA, como parte da prática profissional, contradiz a proposta de formação, uma vez que até 2012 o tema não integrava o currículo oficial do curso. Na busca pelo lócus em que se dá a constituição de Educadores Ambientais, utilizou-se como corpus de pesquisa os conteúdos das disciplinas (obrigatórias), a produção dos estudantes (relatórios de Estágios Curricular e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) e referências da rede mundial de computadores (Currículo Lattes, Linkedin e outros). O Estágio Curricular e o TCC foram os componentes curriculares que ao serem realizados propiciaram a formação inicial dos sujeitos de pesquisa como Educadores Ambientais, se não na totalidade, pelo menos em parte. Cursos de extensão, realizados no transcurso da vida acadêmica, também deram início à constituição de Educadores Ambientais. Parcela dos sujeitos de pesquisa, que ingressaram antes da implantação do TCC e do Estágio Curricular, iniciou sua constituição como Educadores Ambientais através de cursos de especialização e mestrado ou pela atuação prática em empresas e outras organizações. Não foi possível, para um terço dos sujeitos de pesquisa, precisar qual teria sido o primeiro contato com a EA. A compreensão do meio ambiente em sua totalidade, integrado pelos elementos naturais e socioculturais e suas inter-relações, é considerada nesta tese como fundamental na constituição do Educador Ambiental capaz de levar a cidadania ambiental à totalidade dos seres humanos, condição essencial para alcançar a sustentabilidade e a preservação do planeta. A formação precisa ocorrer de forma integrada e interdisciplinar, contemplando saberes das ciências naturais e das ciências sociais, além de conceitos e métodos de EA. O estudo revela que a formação do corpo docente do curso de Oceanologia é especializada em ciências naturais, inapropriada para a abordagem interdisciplinar do meio ambiente em sua totalidade. Aponta, como possibilidade concreta para viabilizar a constituição de Educadores Ambientais no campo das Ciências do Mar, a inclusão de componentes específicos nas grades curriculares. O estudo revelou ao pesquisador a necessidade de propor a inclusão das disciplinas de Antropologia, Sociologia e Meio Ambiente, Fundamentos de Educação Ambiental, Metodologias de Pesquisa Qualitativa e Pedagogia Freiriana nas Ciências do Mar, além da manutenção das práticas de Estágio Curricular e TCC. O estudo também recomenda prosseguir o acompanhamento do fazer profissional dos egressos, capacitar os docentes em EA e realizar pesquisa buscando interpretar, compreender e descrever a representação social que os egressos apresentam de EA.

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Palavras-chave: Educação ambientalCiências do marOceanologia