Dissertação - Rosana Torma Miranda Cabral

A constituição das relações familiares na era digital : diálogos com a Educação Ambiental

Autor: Rosana Torma Miranda Cabral (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo, intitulado A CONSTITUIÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES NA ERA DIGITAL: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL apresenta discussões que são problematizadas na pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG, a qual objetiva compreender as relações sociais estabelecidas em famílias midiatizadas pelo ambiente virtual. Entende-se que a ideia de família ganha outras nuances, motivada pela modificação das estruturas societárias, sendo reconfigurado seu conceito a partir da vivência de outros modos de compreender-se o espaço familiar ao pensar-se a crescente presença das mídias digitais como mediatizadoras das relações interpessoais. A pesquisa respalda-se em três principais discussões, relacionadas entre si: famílias, era digital e Educação Ambiental. Os estudos relativos à Educação Ambiental vêm contribuindo para melhor compreendermos as relações sociais estabelecidas em diferentes ambientes, especialmente, no âmbito familiar. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental contribui para a discussão e compreensão dessas relações para além do ambiente natural, trazendo para o campo do debate aspectos relacionados à constituição do ambiente social, a partir de uma lógica capitalista não apenas de produção e consumo, mas também de relação com o outro. As discussões aqui apresentadas respaldam-se em autores como Loureiro, Reigota, Sibilia, Smith, Bauman, Palfrey e Gasser, apresentando o problema de pesquisa a partir do seguinte questionamento: Que relações sociais são expressas em famílias que fazem uso intenso das mídias digitais? A escolha dos sujeitos da pesquisa realizou-se tendo em vista a inserção da mestranda em um contexto familiar, cujos membros lhes são conhecidos, buscando, em suas narrativas, compreender a configuração familiar ali apresentada. A produção de dados foi realizada a partir da inserção da pesquisadora no grupo investigado de entrevistas com a família e do diário de campo. A análise dos dados seguiu a orientação de Moraes e Galiazzi acerca da ATD - Análise Textual Discursiva. Importa destacar que a investigação que aqui se propõe segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, onde os sujeitos são atuantes, fazendo a pesquisa e não somente sendo investigados. Os dados produzidos, com base na análise realizada, possibilitaram compreender, a partir da interlocução com a família participante, que são, tais relações, estabelecidas por meio de uma rede virtual que seduz e, diante disso, chama o usuário à presença virtual e ao consequente afastamento presencial. Assim, são relações também que ensinam a necessidade de estabelecer limites quanto ao uso intenso da internet, isso porque seus apelos reforçam as relações constituídas por meio de paradigmas da competição e do consumo. São relações de paradoxos, sempre com contradições, ora seduzindo, ora sendo criticadas.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: FamíliaEducação ambientalRelação socialMeio ambienteEducaçãoMídias digitaisInteração interpessoal