Tecnologias e educação ambiental : o discurso coletivo na formação docente

Autor: Tania Mara Silva Vigorito (Currículo Lattes)

Resumo

A práxis educacional vem passando por mudanças significativas com a implementação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. O segmento de nossas ações tende a ser acelerado diante dos avanços tecnológicos e consequentemente somos impulsionados a manter os mesmos processos de reprodução atuante, desvinculando as ações da busca de um conhecimento mais aprofundado, das reflexões críticas. A formação docente torna-se emergente para que as ações na escola integrem as tecnologias às práticas de modo que atribua sentido aos processos de aprendizagem. Buscar compreender essas práticas na formação de professores é fundamental no sentido de trazer para a discussão as perspectivas da educação ambiental diante dos avanços potencializados pelas mídias e tecnologias. Segue-se a premissa de que a relação consensual entre a prática e a teoria são fatores emergentes no diálogo reflexivo para o enfrentamento dos problemas ambientais que a sociedade vivencia. A presente dissertação tem como propósito analisar e discutir as transformações coletivas na ação docente que ocorreram no processo de formação para o uso das mídias na educação. A pesquisa consistiu em abordagem qualitativa de investigação, aplicado ao estudo das relações humanas e das interpretações que fazem sobre o próprio viver, pensar e agir. Para compreender este processo utilizou-se como recurso para coleta de dados os diários de bordo de doze professores participantes do curso de especialização em Mídias na Educação, no polo de Rio Grande, RS. Para a análise dos dados adotou-se os pressupostos teóricos do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre e Lefévre. A análise apontou questões importantes no processo de transformação docente. O coletivo entende como fundamental a reflexão sobre o próprio fazer e o estar junto compartilhando saberes, não saberes, práticas e ações. O estranhamento inicial pelo desconhecimento das tecnologias como ferramenta de ensino potencializou a aproximação no sentimento da cooperação. Os sentidos do que e como fazer fluiram na apropriação do conhecimento sobre mídias e tecnologias na educação. Ao conviver coletivamente na discussão da prática docente para o uso integrado das mídias os professores foram impulsionados a promover mudanças nas suas ações docentes, entendendo como primordial, para que se estabeleçam essas mudanças, que os demais segmentos diretivos da escola sejam repensados.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Ciências humanasEducaçãoEducação ambientalFormação de professoresMeios de comunicação