Ouvir contar como ferramenta de Educação Ambiental: uma análise dos impactos socioambientais na localidade de Bananal, em Cardoso Moreira (RJ), por meio da memória dos idosos.

Autor: Rafael de Souza Dias (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho analisou o processo de degradação ambiental ocorrido em Bananal, região agrícola situada na cidade de Cardoso Moreira (RJ), através da memória dos antigos agricultores que ali residiram. O objetivo é apresentar as contribuições da memória e da experiência destes sujeitos na avaliação de impactos ambientais e nos estudos sobre geografia e meio ambiente. Tratou-se, portanto, de averiguar como as narrativas destes sujeitos, que possuem uma experiência singular na cidade, apresentam a sua relação com o meio ambiente, entendendo a questão ambiental como uma reflexão também sobre o tempo. A história de vida foi utilizada para tentar captar as ressignificações de experiências de vida, sabendo-se que as entrevistas sobre o tempo da infância, do trabalho e da vida cidadã envolvem, em si, a temática “ambiental”. Foi possível identificar que os impactos ambientais em Bananal estão relacionados ao trabalho, principalmente ao ciclo canavieiro e a posterior ocupação das terras pelo gado. Percebemos que o ambiente, não somente no campo, como também na cidade, sempre foi marcado por tensões políticas e por uma herança social que durante anos foi embasada em exploração e, depois, em discriminação. A degradação socioambiental apresenta-se como um fator que interferiu diretamente no cotidiano dos sujeitos, obrigando-os a migrarem para o Centro ou para outros municípios. A história oral com pessoas idosas mostra-se como uma ferramenta importante na identificação de impactos socioambientais, revelando a dimensão histórica dos fatos e ampliando as possibilidades de intervenção do Estado. Escutar os idosos que presenciaram o acelerado processo de degradação ambiental desta localidade permitiu não somente compreender e entender este processo através da experiência destes sujeitos, como também refletir sobre o comportamento humano diante de crises ambientais.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Ciências humanasEducação ambientalHistória oralMemóriasIdososDegradação ambientalImpacto socioambientalCardoso Moreira (RJ)Rio de Janeiro (RJ)