Paisagem sonora e memórias ambientais: pontos de escuta da etnobiografia de Inah Martensen

Autor: Débora de Fátima Einhardt Jara (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo teve como campo empírico, o antigo Conservatório de Música do Rio Grande, transformado em Escola de Belas Artes Heitor Figueira de Lemos, na cidade do Rio Grande/RS. Ancorado em uma orientação teórico-metodológica na abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente a História de Vida em sua variante etnobiográfica, foi reconstruída a vida e trajetória profissional da professora de música Valeska Inah Emil Martensen, conhecida por “Dona Inah”. O propósito da pesquisa foi compreender como a ética profissional e o modo de ser e a ação docente da professora Dona Inah perpassaram a temporalidade e influenciam a ética ambiental na Escola de Belas Artes, produzindo uma prática educativa que, ainda hoje, circunda o processo de ensino e aprendizagem e a formação de professores de música oriundos da instituição. Para isto, o estudo foi elaborado com análise de entrevistas abertas, no período de outubro de 2008 a fevereiro de 2002 e de materiais iconográficos que serviram de estímulo para as narrativas dos colaboradores. O estudo resultou em duas correntes éticas ambientais: uma com base na trajetória profissional e na personalidade marcante da professora em estudo e outra ancorada na história de vida e trajetória profissional com referência ao modo de ser, às práticas pedagógicas e à ética profissional da mesma.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: MúsicaEducaçãoEducação ambientalEtnobiografiaBiografiasCiências humanasEducação musical