O fetichismo da música na sociedade de consumo: aportes sobre formação cultural a partir das vozes de uma turma de alfabetizandos

Autor: Thais de Oliveira Nabaes (Currículo Lattes)

Resumo

Visando problematizar aspectos culturais da sociedade de consumo, o presente estudo parte do referencial teórico da chamada Escola de Frankfurt para a construção de aportes sobre os processos de formação cultural nas sociedades que se fundam na lógica capitalista. Tendo como campo empírico uma classe de alfabetização de uma escola pública do Município do Rio Grande/RS, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, aproximando-a do conceito de pesquisa-ação, dada a condição de a pesquisadora ser professora titular do grupo envolvido. Com a finalidade de compreender como transparece no cotidiano deste grupo de crianças o processo de fetichização do objeto artístico, bem como de identificar os mecanismos de persuasão utilizados pela Indústria Cultural, a Música foi eleita como um recorte da realidade social, o que permitiu também que se levantassem algumas questões a respeito das presenças e ausências da Educação Musical nos currículos escolares oficiais. Ao longo deste estudo pudemos perceber que a Música é tão suscetível de utilização ideológica quanto qualquer outra expressão cultural. No contexto do trabalho de campo, o grupo de maneira geral deixou transparecer formas de pensar e agir que são fomentadas pelos seus meios de convívio, reforçando a idéia de identidade social. Como últimas considerações, salientamos a importância de estarmos em constante exercício reflexivo, a fim de não sucumbirmos aos processos de alienação produzidos pela própria Música.

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Palavras-chave: Indústria culturalEducaçãoEducação ambientalEducação musicalAlienaçãoSociedade de consumoConsumoMúsica