Para uma real beleza e autoestima feminina: analisando as campanhas e links do site Dove como artefatos culturais

Autor: Eduardo Soares Valente (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação tem como objetivos investigar os discursos voltados aos corpos de mulheres e adolescentes veiculados nas campanhas pela “Real Beleza” e “AutoEstima”, assim como nos links “Só para Meninas” e “Mães e Mentoras”, do site Dove, bem como analisar como estes vem produzindo formas e maneiras, não só das mulheres mas também das adolescentes que o acessam, perceberem-se e comportarem-se como pertencentes ao Gênero Feminino, levando em consideração a preocupação e cuidado com seus próprios corpos e sua “forma”. Para realizar esse estudo, estabeleci conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, em suas vertentes pós-estruturalistas, e com alguns conceitos do filósofo Michel Foucault. Por essa perspectiva, entendo o corpus de análise desse trabalho, o site Dove, como um artefato cultural que constrói saberes e significados, que produzem não só formas dessas mulheres e adolescentes definir e viver a feminilidade, mas também como o gênero feminino vem sendo construído e apresentado a elas nessas campanhas e links. Durante as análises, pude perceber a maneira com que esses discursos são apresentados ao público feminino, na tentativa de produzir nessas mulheres, preocupações com relação aos seus corpos, aspectos associados à “beleza”, vinculando tais discursos à questão da autoestima. Nesses discursos, evidenciou-se a maneira como a Dove coloca suas propostas, ou seja, mostrando elas como “soluções”, aos “problemas” que as mulheres possam ter com relação a seus corpos, quando estes não se encontram de acordo, não só com relação àquilo que elas desejam, mas também àquilo que é posto pelas mídias, como o “ideal”. Além disso, nas análises dos links “Só para Meninas” e “Mães e Mentoras”, disponíveis no site Dove, podemos evidenciar, através dos discursos construídos por uma “especialista”, a presença da voz autorizada a falar, agindo como “conselheiros” não só ao público feminino adolescente, mas também ao adulto, produzindo a elas maneiras de ser e estar no mundo como pertencentes ao gênero feminino, além de remeterem também, como nas campanhas, ao incremento da autoestima, associada sempre ao sucesso e ao prazer, em diferentes campos (sentimental, profissional, acadêmico...). Neste sentido, os discursos produzidos pelo site Dove constroem alguns saberes e instituem “verdades”, na busca de promover nas mulheres que o acessam uma espécie de identificação com tais propostas contidas neles.

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Palavras-chave: EducaçãoFemininoGênero femininoArtefato culturalCorpo humanoBelezaEducação ambiental