O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos : provocações e perplexidades para uma história do presente

Autor: Barbara Milene Silveira Machado (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação de Mestrado em Educação Ambiental teve como foco de estudo os discursos referentes à Educação Ambiental nos livros didáticos de História para a 5ª série (EF 8 anos) ou 6º ano (EF 9 anos). O estudo buscou responder, a partir da analise de três obras mais pontuadas pela avaliação do MEC, a seguinte questão: Como os livros didáticos de História produzem conhecimento acerca da Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro? Esse estudo teve como referencial teórico norteador os estudos de Foucault, Benjamim e Guattari. Com essa pesquisa buscou-se, além dos discursos sobre a Educação Ambiental, evidenciar a forma de apresentação que os conteúdos históricos buscam atender: uma forma linear e evolutiva dos acontecimentos que abarcam os fatos de maneira homogênea (História Global) ou uma história que busca os acontecimentos singulares, que provocam fendas na linearidade das abordagens tradicionais (História Geral). Considerando-se que a abordagem dos conteúdos produz subjetividade acerca dos fatos históricos e do meio ambiente, a partir desses referencias percebeu-se que a história volta-se para a globalização dos fatos mediados por transmissão de informação que pouco estimula valores e reflexões acerca do presente e da Educação Ambiental.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EducaçãoEnsinoHistória geralLivro didáticoLivrosEducação ambientalHistória globalCiências humanasEnsino fundamental