Educação Ambiental e cidadania: o exemplo da poluição do ar em Rio Grande.

Autor: Michelle Rodrigues Nobrega (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo através da ação dialógica proposta por Paulo Freire, compreender, qual o conceito de qualidade do ar para os sujeitos participantes dessa e em que medida a Educação Ambiental pode contribuir para a emergência de espaços participativos na gestão pública. Para tal, o referencial metodológico apropriado foi a pesquisa-ação. Foram construídos dois momentos de prática educativa que possibilitaram a construção do ‘corpus’ da mesma. Primeiramente foram realizadas entrevistas semi-abertas junto aos sujeitos moradores dos seguintes bairros: Santa Teresa, 4ª Secção da Barra, Vila Militar, Vila Santinha, Hidráulica, Centro, Getúlio Vargas, Salgado Filho, Navegantes e Trevo. Os sujeitos participantes desta fase da pesquisa foram previamente selecionados, através dos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração o critério da freqüência de internação (três vezes durante o ano no período de 2002 a 2005) por doenças respiratórias, como a asma, bronquite e sinusite. As entrevistas apresentavam questões norteadoras: Existe poluição no seu bairro ou cidade?, Quem monitora a poluição do ar?, Qual o acesso a esses resultados?, De quem é a responsabilidade por termos episódios de poluição do ar?, Quais sugestões podem ser apontadas para mudança dessa problemática? Após o estabelecimento desta visão panorâmica acerca de como os sujeitos percebem a poluição do ar, foram selecionados, dois bairros para a realização das reuniões a fim de discutir o tema proposto, sendo esses: Santa Teresa e 4ª Secção da Barra. A realização dessas reuniões teve, como proposta metodológica o ‘Circulo de Cultura’, proposto por Paulo Freire. Para a análise e interpretação do corpus deste trabalho utilizou-se a análise textual discursiva de Roque Moraes. Evidencia-se que o conceito qualidade do ar, construído durante esse período baseia-se em uma gama de critérios, que incluem desde o respeito ao meio físico-natural bem como o direito de todo trabalhador do meio industrial estar protegido dos danos causados através da poluição do ar no ambiente onde trabalha. A construção da prática educativa baseada, na proposta freireana, permite hoje afirmarmos a existência da desinformação presente nos argumentos dos sujeitos participantes dessa pesquisa frente às questões de desvelamento de tal problemática. Alerta-se, porém que esta, não é tão acentuada quanto a distância da dimensão entre a ação individual e a ação coletiva.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Qualidade do ambienteÁreas poluídasEducaçãoPoluiçãoPráticas educativasEducação ambientalPoluição atmosféricaFreire, Paulo, 1921-1997Qualidade do ar