Investigando as interações das professoras no ambiente virtual Mathemolhes.

Autor: Tanise Paula Novello (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação tem como propósito investigar as possibilidades e limites educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes e identificar propostas me todológicas apontadas pelas professoras no trabalho com o ambiente e as diferentes instâncias da Educação Ambiental percebida pelos sujeitos que interagiram no ambiente. O Mathemolhes ilustra uma realidade físico-local-real – Praia do Cassino/RS – intencionalmente vinculada a questões matemáticas e ambientais, na forma de desafios contextualizados, instigando seus usuários a apontar soluções aos questionamentos propostos. A pesquisa desvela as interações de professores, alunos, bolsistas e pesquisadores que ocorreram no Mathemolhes a partir de oficinas pedagógicas. As interações no ambiente e as anotações do diário de pesquisa forneceram os dados que subsidiaram o estudo, e foram analisados segundo a metodologia de análise textual qualitativa. Da análise, emergiram duas categorias: articulação da prática pedagógica e Educação Ambiental no contexto virtual, que foram discutidas com aporte teórico das tecnologia s educacionais e da Educação Ambiental. Na primeira categoria os relatos apontam para o (re)pensar da prática pedagógica no contexto das tecnologias e da necessidade de trabalhos coletivos e interdisciplinares. A segunda categoria ressaltou a importância de trabalhar as questões ambientais, no contexto virtual transversalizadas no currículo escolar, extrapolando a visão naturalista da educação ambiental, englobando aspectos sociais, culturais e políticos. As ferramentas de interação disponíveis no Mathemolhes potencializaram a proximidade das professoras com seus alunos auxiliando-as a compreender interesses e dúvidas, assim como entender o processo de construção do conhecimento sob a perspectiva virtual. Nesse sentido, espera-se que o AVA Mathemolhes se configure como um ambiente problematizador aos professores, estimulando-os a inserir a tecnologia no seu fazer pedagógico e trabalhar as questões ambientais de forma integrada e ampla.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EcologiaExperiênciaRelação socialAprendizagemEducação ambientalPráticas pedagógicasAmbiente virtual de aprendizagemFormação de professoresInteração