A Educação Ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística: revisitando os passos do guia – educador com viajantes na Costa Doce/RS.

Autor: Daniel Moraes Botelho (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho pretende compreender a educação ambiental como perspectiva para uma outra viagem turística, revisitando os passos do guia-educador com viajantes na Costa Doce. Tal proposta justifica-se como um direcionamento através de um estudo da prática do guia de turismo e professor que busca, com o turismo, o despertar para uma relação mais harmônica do ser humano com o espaço visitado, propondo, na experiência turística, outras relações entre o eu-lugar-outro. A metodologia empregada apóia-se nos pressupostos básicos da educação ambiental, na imaginação criadora de Gaston Bachelard e nos sonhos para reinventar e humanizar as viagens turísticas. As repercussões deste trabalho buscam despertar imagens, nos viajantes da Costa Doce, para possibilitar que os mesmos possam produzir diferentes interpretações de três questões de pesquisa: o encontrar-se a si próprio, o viver e o agir de forma diferente e as estratégias de educação para as viagens. Com a interpretação dessas questões é que se busca a inferência da educação ambiental nas viagens turísticas.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalTurismoImaginaçãoEducaçãoViagensCapacidade criativaViagens turísticasCosta DoceBachelard, Gaston, 1884-1962