Desafios, possibilidades e desassossegos no processo de constituição da educadora ambiental e alfabetizadora: recompondo trajetórias - tecendo diálogos

Autor: Juliane de Oliveira Alves Silveira (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir e problematizar algumas vivências no processo de constituição de uma professora alfabetizadora, educadora ambiental e pesquisadora de sua própria prática. Para tanto, busca elucidar os diálogos, os questionamentos, os desafios e a construção de saberes no processo de desvelamento dessas distintas e complexas relações que acontecem de forma paralela e entrelaçada. Os caminhos metodológicos que orientam este estudo estão baseados na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho sócio-histórico, embasada por Vygotsky (1991, 1993) e Freitas (2003), e na abordagem autobiográfica, por meio da narrativa, em autores como Souza (2006), Josso (2006, 2007) e Pérez (2003). Esta dissertação fundamenta-se nessas abordagens porque busca compreender os fatos em seu contexto, valorizando as interações, as vivências e os desafios de narrar as experiências de uma professora alfabetizadora que, sendo aluna e pesquisadora do Programa de Pós-graduação, nível Mestrado, em Educação Ambiental, faz do seu processo de constituição como educadora ambiental e professora alfabetizadora o foco de sua investigação. O material analisado é fruto de fotos, observações e narrativas das experiências vividas, que foram registradas de forma mais enfática com uma turma de 19 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, de uma escola da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ao longo da escrita da dissertação são narradas e interpretadas, de forma crítica e reflexiva, as situações experimentadas, sentimentos e dificuldades da atuação docente e as implicações de uma pesquisa dessa natureza, que suscita um processo de autoconhecimento, possibilitando o exercício aprofundado da criticidade, da reflexividade e da autonomia. As trajetórias explanadas demonstram os limites e possibilidades de uma pesquisa com enfoque narrativo, abordando a importância das relações sociais para a constituição dos sujeitos e de sua subjetividade, bem como desvelando os processos de constituição da educadora ambiental na sua prática educativa e as distintas possibilidades de sua atuação como professora alfabetizadora. Assim, os resultados deste estudo constatam a importância de se dar vez e voz a essas relações complexas entre pesquisadora, educadora ambiental e professora alfabetizadora, recompondo os percursos vividos e os diálogos realizados, revelando a dinamicidade da constituição da educadora ambiental, que se faz no coletivo, e a sua importância no desenvolvimento de sujeitos mais éticos, criativos e comprometidos.

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Palavras-chave: EducaçãoEnsino profissional e técnicoAlfabetizaçãoPesquisadores científicosEducação formalFormação de professoresPesquisadoresConstituição de sujeitosAbordagem sócio-históricaEducação ambiental