Do universo das redes às redes de educação ambiental, potencialidades e limitações da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental : REASul.

Autor: Anabel de Lima (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa investiga o universo das “redes” até chegar ao processo de implantação e atuação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), no período de 2002 a 2005, problematizando-a, visto que propõe formas de organização e interação diferenciadas, baseadas na democracia, no cooperativismo e na emancipação de seus participantes. Para tanto, primeiramente, se verificou através de análise documental o processo de construção e desenvolvimento da REASul. Num segundo momento, a fim de complementar e ampliar estas informações buscou-se analisar como é a interação dessa rede junto aos seus integrantes. A coleta de dados foi feita através de entrevista realizada com um universo de 15 membros da rede nos três estados da região Sul. Foram analisados: a) as percepções dos participantes em relação ao que são redes de Educação Ambiental; b) como os participantes estabeleceram seu primeiro contato com a REASul e de que forma foram motivados a participarem desta rede; c) se os participantes conheciam os objetivos e os fundamentos norteadores da rede, a fim de averiguar se sustentam junto a ela um propósito comum e se suas ações estão embasadas nestes princípios; d) identificar as virtudes e os pontos positivos da REASul, bem como as adversidades e os pontos negativos, com a possibilidade de sugestões para melhoria de atuação da rede; e) constatar se esses participantes estão satisfeitos com o modo de atuação da referida rede. Além dos referenciais teóricos da Educação Ambiental, este estudo privilegiou principalmente a área das Ciências Sociais e Ciências da Informação, no que diz respeito à temática “rede” buscou-se realizar a revisão de literatura e análise dos dados fundamentando-se em autores como : Ilse Scherer-Warren, Cássio Martinho, Viviane Amaral, Manuel Castells, Rose Marie Inojosa, Francisco Whitaker, Euclides Mance, Jéssica Lipnack & Jerley Stamps, entre outros. Através do recorte realizado, o presente estudo se propôs verificar como a REASul atua, averiguando se consegue estabelecer-se como uma rede social nos moldes em que se propõe, identificando suas potencialidade e limitações. Os resultados demonstraram o quanto ainda tem de se avançar dentro das redes de Educação Ambiental, além de apresentar subsídios que possam vir a auxiliar o caminhar da REASul, visando a melhoria de sua atuação; buscando uma maior aproximação com seus membros; levando em conta as necessidades e vontades dos educadores da região Sul; pensando e realizando uma Educação Ambiental mais consistente e transformadora; e rumando para sua real efetivação.

RESUMO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EducaçãoEducação ambientalCiências humanasRedes sociais