1- APRESENTAÇÃO:
Esta chamada atende ao Acordo de cooperação interinstitucional 2016-
2017, para o intercâmbio de estudantes e docentes no contexto do programa
Erasmus+, firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande- FURG e a
Palacký University da República Checa.
2- BENEFÍCIOS:
Bolsa de estudos para estudante de doutorado pelo período de 3 meses;
Auxílio para realização de missão de trabalho para docente pelo período
de 5 dias na Palacký University.
3- ÁREA DE ESTUDOS:
Área de Educação Física, contemplando a área de esportes.
4- PERÍODO:
O estudante de doutorado deverá permanecer na Palacký University nos
meses de abril, maio e junho de 2017.
O docente deverá realizar a missão de trabalho no período de 3 a 7 de
abril de 2017, excluído o tempo de deslocamento.
5- REQUISITOS PARA A CANDIDATURA:
Estudante de doutorado:
Ser brasileiro;
Não ter recebido bolsa do programa Erasmus+ pelo mesmo tipo de
modalidade;
Ser estudante regularmente matriculado em Programa de pósgraduação
da FURG, preferencialmente licenciado em Educação Física, com
mestrado em área correlacionada, com projeto de tese relacionado à área de
Educação Física/Esporte.
Ser proficiente em inglês, equivalendo, pelo menos, ao nível B2 de
acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
(CECR): https://www.cambridgeenglishteacher.org/what_is_this
Docente:
Ser brasileiro;
Ser docente do quadro efetivo da FURG;
Ter expertise em Sociologia do esporte;
Ser fluente em Inglês.
6- DO FINANCIAMENTO:
Bolsa de estudos para o estudante: 800 €/mês
Diárias para a realização da missão de trabalho do docente (para despesas de
alimentação, hospedagem, bilhetes de transporte da cidade): 160 €/dia (total de
7 dias).

Passagens – valor fixo de 1100 €.
7- INSCRIÇÕES:
Até 23 de março de 2017.
As inscrições deverão ser realizadas no Protocolo da FURG,
endereçada ao Instituto de Educação
Documentação:
Estudante de doutorado:
Currículo Lattes
Carta de autorização do orientador e do coordenador do Programa de
Pós-Graduação;
Projeto de tese relacionado ao esporte;
Comprovante de proficiência em língua inglesa;
Docente:
Plano de trabalho de 5 (cinco) dias na área da Sociologia do esporte;
Comprovante de proficiência em língua inglesa;
Currículo Lattes
8- CRONOGRAMA:
Atividade Prazo
Período de divulgação e inscrições De 16 a 22/03/2017
Análise documental 23/03/2017
Divulgação de resultado preliminarmural
do IE e página da FURG
23/03/2017
Prazo para interposição de recurso 24/03/2017
Divulgação do resultado final até 27/03/2017
9- COMISSÃO DE SELEÇÃO
- Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer
- Arisson Vinicius Gonçalves
- Pedro Bersch da Cruz

Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental

O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental tem por objetivo a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, visa à formação de recursos humanos em Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento. No contexto atual, praticamente todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela FURG possuem vínculos com a Educação Ambiental, como já o dissemos acima. O Programa resulta da criação do curso de  mestrado, em 1994 e do curso de doutorado, em 2006. A proposta do Programa está assentada numa perspectiva interdisciplinar e conta com a integração de docentes vinculados aos diferentes cursos ou unidades de curso que compõem a nova estrutura organizacional da instituição. Costuma acontecer que professores que atuam em diferentes cursos em nível de graduação acabam realizando, como conseqüência, uma aproximação e um incentivo mais agudo aos discentes de diferentes áreas do conhecimento que, em decorrência, passam a se envolver e a demonstrar interesse pela área, resultando, paralelamente, na participação direta e indireta em atividades desenvolvidas e nos eventos promovidos e, posteriormente, na procura pelo Programa de Educação Ambiental (mestrado e doutorado) como opção de qualificação em nível de Pós-Graduação. Esse movimento de sensibilização tem se constituído numa tendência positiva em relação ao nosso Programa de Pós-Graduação.