Desenhar é preciso: um estudo sobre a contribuição da linguagem do desenho como um fazer educação ambiental

Autor: Lidiane Fonseca Dutra (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise e reflexão sobre a contribuição da linguagem do desenho como um fazer em Educação Ambiental Não-Formal, a partir da Oficina de Educação Estética para (Re)Descoberta do Desenho, realizada com um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Sua justificativa se encontra na ação atávica do homem em deixar sua marca na natureza, e no caráter indicial do gesto gráfico, como forma de expressão e potencialização da criatividade. A metodologia utilizada para a realização da Oficina, entendida como um processo de troca de energia, consistiu na elaboração de um roteiro de atividades, que procurava ressignificar as ações das participantes através de quatro eixos temáticos: o eu, o outro, o meio e o nós. Além disso, foi feito o levantamento bibliográfico e a análise qualitativa dos achados produzidos durante os encontros. No primeiro capítulo, Compreendendo o desenho como fazer Educação Ambiental, são abordadas questões relativas à implicação da pesquisadora na pesquisa; o espaço do desenho em atividades de EA Formal e Não-Formal; a compreensão dos estágios do desenvolvimento gráfico da infância até a adolescência; a educação estética e sua relação com a questão ambiental e os instrumentos e suportes do desenho que mediaram a relação do homem com o meio ambiente, desde os tempos das cavernas até a contemporaneidade. Já o segundo capítulo, Oficina de Educação Estética para a (Re)Descoberta do Desenho: do percurso de vivências até a realização da atividade prática, traz um levantamento de iniciativas que levaram à validação da pesquisa através de uma ação extensionista; o trabalho teórico prévio à Oficina; a criação da identidade visual e estruturação da proposta; as estratégias de divulgação para, enfim, analisar e refletir a produção feita pelas participantes ao longo de quatro encontros, ocorridos de 9 a 12 de novembro de 2010. A repercussão deste trabalho de pesquisa encontra-se no retorno de valores esquecidos, que estavam guardados em gavetas empoeiradas e distantes dos bancos universitários, quais sejam: a gratidão, o sorriso no rosto, a superação dos próprios limites, o desafio da docência, o carinho, o respeito para com o próximo e também consigo mesmo. Itens que não são contemplados nos projetos de extensão, nem nos índices de produção, mas que possuem um significado que, ao contrário dos inúmeros certificados de participações em eventos, pode ser levado por toda a vida, que é colocar sempre o mesmo sentimento de amor em tudo o que fazemos.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalEducaçãoEducação estéticaDesenhoArtes