Conversar para pertencer em rodas de formação: o processo de constituição de uma professora pesquisadora educadora ambiental na prática docente

Autor: Ida Letícia Gautério da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo narrativo busca compreender o processo de constituição de uma professora que é a própria pesquisadora, durante o seu primeiro ano de docência, em uma escola do campo em São José do Norte (RS). A pesquisa inclui-se na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Para realização de tal estudo, analisam-se através da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007), sessenta e cinco registros escritos no diário de campo sobre a sala de aula da professora. Para a realização da análise, considerou-se cada uma das escritas no diário como uma unidade de sentido. Em um primeiro momento, essas unidades de sentido passaram por um processo de categorização, em seguida, estas categorias foram organizadas por semelhanças. Na etapa seguinte, foram feitas a síntese e a reconstrução dos textos através de uma produção escrita, os metatextos. Dessa análise obteve-se a categoria intitulada “Conversas para lidar com os dilemas iniciais” e por meio desta categoria tem-se a problematização e o aprofundamento teórico do que foi importante nesse primeiro ano de docência para a professora e pesquisadora educadora ambiental. Essa categoria deu origem a cinco histórias que mostram as preocupações, as inseguranças, as satisfações, as alegrias e os dilemas da professora em seu início de carreira. Aposta-se nesta pesquisa, no potencial transformador da narrativa na construção de conhecimentos sobre os processos envolvidos na formação de educadores. Além disso, entende-se que o diário de sala de aula é um importante instrumento de refiguração da realidade do professor e que a história contada do primeiro ano profissional favorece possibilidades de reflexão e intervenção nos processos formativos. Propõe-se com esta pesquisa que a formação do professor educador ambiental seja intensificada em rodas de formação em conversas sobre os dilemas enfrentados pelos professores iniciantes, o que favorece a construção da identidade profissional do professor. Outra compreensão sobre este processo é de que o lugar possibilitará o pertencimento ao campo da Educação Ambiental. Além disso, é possível perceber a partir do trabalho realizado e das próprias dificuldades enfrentadas pela pesquisadora a presença da leitura e da escrita nas conversas em rodas de formação com produção de portfólios. Por último, a dissertação se concretiza no último capítulo mostrando uma roda de formação de professores educadores ambientais pesquisadores: a mediação do diário coletivo.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: PertencimentoPesquisa narrativaFormação de professoresEducação ambientalDiálogo (Gênero)Ciências humanas