Pescadores de sonhos e esperanças : experiências em Educação Ambiental com trabalhadores da Associação de Pescadores Artesanais da Vila São Miguel – Rio Grande/RS.

Autor: Caroline Terra de Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho trata dos sonhos e das imagens de esperança e felicidade que estão sendo construídas e vivenciadas pelos pescadores artesanais que fundaram uma cooperativa na cidade do Rio Grande/RS, a Associação de Pescadores Artesanais da Vila São Miguel. A presente pesquisa, parte da hipótese que afirma, em síntese, que os pescadores artesanais, ao organizarem uma cooperativa, estão construindo esperanças e possibilidades de ainda serem vivenciados sonhos de uma vida melhor através de sua atividade profissional. Neste sentido, o cooperativismo, inserido no contexto da economia solidária popular, pode ser entendido como uma possibilidade em Educação Ambiental no espaço da pesca artesanal, uma vez que está voltado à construção de esperanças. Compreende-se que a metodologia da pesquisa qualitativa foi a que melhor contemplou os objetivos desta investigação. Baseado em um estudo de caso, utilizou-se enquanto técnicas de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a observação participante. Para a interpretação dos fenômenos investigados, optou-se pela análise textual qualitativa. A proposta fundamentou-se, especialmente, nas obras de Ernst Bloch, Paulo Freire e Gaston Bachelard, além de Paul Singer e Carlos Frederico Loureiro. Diante desta problematização, confirma-se a possibilidade de compreender o cooperativismo como um espaço de possibilidades em Educação Ambiental no contexto da pesca artesanal, uma vez que os pescadores, em sua organização cooperativa, estão construindo e fortalecendo suas imagens de esperança e felicidade e vivenciando sonhos de uma vida melhor através de sua atividade profissional.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalPesca artesanalEconomia solidáriaPescadoresCooperativasAssociação de Pescadores ArtesanaisVila São Miguel (RS)Rio Grande (RS)