Prezados/as,

Informamos que amanhã (22/11), durante o turno da manhã a secretaria do PPGEA estará com suas atividades suspensas em virtude da paralisação nacional aprovada pela AptaFurg. Diante disso, a secretaria do PPGEA terá suas atividades administrativas normalizadas à tarde.

Agradecemos a compreensão de Todos (as).

 

 

           A Diretora do Instituto de Educação, no uso de suas atribuições, convoca todos os servidores do IE para o Seminário Interno do Instituto de Educação que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2018 no Auditório da SEAD das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Lembramos à todos que durante a realização do Seminário todas as atividades (acadêmicas e administrativas) estarão suspensas.

 

            A partir de sexta-feira 09/11 retornaremos o atendimento normal.

            Agradecemos a compreensão de todos(as)

 

     A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental convida todos estudantes e professores a participarem da Roda de Conversa sobre Educação, ética e natureza.

 

     Com a proposta de discutir a possibilidade de criação de outras Educações Ambientais, dia 31 de outubro ocorrerá uma Roda de Conversa com o tema “Educação, ética e natureza”. O objetivo é tensionar o pensamento em modos de experiência estética na relação entre filosofia, arte e educação ambiental. Problematizaremos também o conceito de ética a partir do filósofo francês Michel Foucault, na composição de outros modos de ser sujeito em tempos contemporâneos.

      O evento é organizado pelo Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF)-FURG e aberto a comunidade. A Roda de Conversa conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e tem seu início previsto para às 14h, na sala 4110, localizada no prédio 4, do Campus Carreiros.

 

      Sua presença é de fundamental importância!

             O III Colóquio de Estudos e Pesquisa da Complexidade: Educação e complexidade num horizonte de utopias viáveis acontece no dia 29 de novembro, no auditório da Sead, Campus Carreiros. As inscrições podem ser realizadas através do site <www.sinsc.furg.br> até o dia 27 de novembro. 

             Dando continuidade aos dois primeiros colóquios realizados em 2004 e 2005, a terceira edição tem como objetivo principal congregar professores e estudantes interessados nas contribuições e debates que o paradigma da complexidade possa oportunizar às suas metodologias e enfoques múltiplos da realidade.

             O III Colóquio tem também por meta oportunizar um encontro com a sensibilidade transdisciplinar na formação permanente, crítica e compreensiva dos diferentes níveis de realidade a fim de que se ampliem as compreensões da importância de uma educação inclusiva e ética que possibilite o continuo desenvolvimento da humanização do sapiens e reabilite utopias viáveis que visem a instauração de um mundo pleno de respeito e dignidade à vida em todas as suas expressões. 

            A edição contará com a participação do palestrante internacional professor Florent Pasquier, da França, que irá ministrar a conferência “Transdisciplinaridade, educação e emancipação: uma jornada sem fim?”.

 

A programação segue em anexo:

>>> Clique Aqui <<<

 

 

 

           O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental comunica a todos(as) que está aberto o processo seletivo a nível de Mestrado e Doutorado, edição 2018 para ingresso em 2019.

 

Confira o Edital de Mestrado >> Clique Aqui <<

 

Confira o Edital de Doutorado >> Clique Aqui <<

 

Informações exclusivamente no edital. 

As professoras Narjara Mendes Garcia e Kamila Lockmann representaram, respectivamente, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, na Reunião do FORPRED que se realizou entre os dias 17 e 19 de setembro, em Belo Horizonte.
 
O Evento aconteceu na UFMG e reuniu os coordenadores dos diferentes programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil com o objetivo de pensar estratégias para o fortalecimento e qualificação dos PPG's. 
 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da FURG - IE, divulga nesta sexta-feira, 05 de outubro, o edital para seleção de estágio não-obrigatório. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de outubro e a vaga é para atuar na área deSecretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. 

Os interessados devem enviar e-mail para ppgea@furg.br com Currículo com foto e Ficha de Inscrição. Os documentos  devem ser encaminhados como anexos no email em formato .pdf ou .doc. No campo Assunto do email o candidato deverá indicar que é para SELEÇAO DE ESTAGIÁRIO.

 

Mais informações no Edital.

 

>>> EDITAL<<<

 

>>> Candidatos Homologados <<<

 

>>> Resultado Final <<<

Prezados/as,

Informamos que amanhã (03/10) os técnicos-administrativos do IE estarão com suas atividades suspensas em virtude da paralisação nacional aprovada pela AptaFurg. Diante disso, a secretaria do PPGEA terá suas atividades administrativas suspensas em apoio a mobilização dos Técnicos Administrativos.

A paralisação segue indicação como Dia Nacional De Lutas Contra os Ataques às Universidades.

 

 

A coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental convida professores, estudantes e demais integrantes da comunidade a participarem da conversa temática
 
"A conjuntura brasileira vista de Portugal e os conflitos urbanos e ambientais na cidade do Porto e no país: reflexões e relatos de pesquisa" com o Prof. Dr. Carlos Machado. 
 
Atualmente o professor do PPGEA esta desenvolvendo a pesquisa de pós doutorado na Universidade do Porto, em Portugal.
A atividade será realizada dia 04 de outubro, às 10h na sala 4110.
Grande abraço!
 
Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira - Coordenador
Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia -  Coordenadora Adjunta   
 
 
 

Excepcionamente nesta Segunda-Feira dia 01/10, não teremos expediente externo.

 

Atenciosamente, PPGEA

 

       A revista AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental anuncia o seu cadastro em indexadores e portais nacionais e internacionais com o objetivo de ampliar a visibilidade do Periódico e aumentar o impacto dos trabalhos publicados. O periódico é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

      Destaca-se que a Revista a partir de agora está indexada no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB). Isto implicou em uma série de mudanças editoriais que qualificam a Revista Ambiente & Educação.

Confiram: https://periodicos.furg.br/ambeduc/announcement/view/14

Nossas melhores saudações.
Equipe Editorial da Revista Ambiente e Educação
FURG - PPGEA
educamb@gmail.com
____________________________

AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental
http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc

 

 

 

PALESTRANTE: VALDO BARCELOS (UFSM)

 

DIA: 15/10/2018

HORÁRIO: 9h30min

LOCAL: Sala 4110 – Pav. 4 Campus Carreiros/FURG

 

 

Prof. TITULAR - UFSM
PhD em Antropofagia Cultural Brasileira
Pesq. Prod. 1 - CNPQ
Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPHAS - 21 - Cadeira Paulo Freire.
Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins.
Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT

Prezados Docentes e Estudantes
 
           É com imensa satisfação que compartilhamos o registro de nossa terceira roda de conversa intitulada "Internacionalização nas Travessias Extrafronteiriças da Educação Ambiental".
            Lembramos que esta atividade é parte do projeto "Rodas de conversa em Educação Ambiental, cultura e filosofia".
 
O material está disponível no YouTube.
 
Atenciosamente,
 
Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental
 

                 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) agradece imensamente a participação de todos (as) na Roda de Conversa:Hermenêutica e Educação: Limites internos à modernidade e novas posturas na contemporaneidade” realizada no dia 29 de agosto de 2018 com  o Professor Dr. Rogério José Schuck da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Essa atividade teve a organização do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP), Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental (GPDEA) e o Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade (GEC) e contou com um público muito qualificado com disposição a escuta atenta e o diálogo. 

                Na opinião da Coordenação do Programa "Este foi um momento de fundamental importância para o aprofundamento das pesquisas em Educação Ambiental, além de ser também um espaço de popularização da Educação Ambiental."

       Sua presença foi fundamental para o coletivo do PPGEA.

 

Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira - Coordenador
Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia -  Coordenadora Adjunta