Dissertação - Kelly Pinheiro Varnes Costa

A Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande, RS.

Autor: Kelly Pinheiro Varnes Costa (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação é resultado do processo de estudo para buscar compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola estadual no município do Rio Grande, RS. Nesse intuito, elencou-se o problema de pesquisa para conhecer e investigar qual proposta de Educação Ambiental cerceia a práxis docente e o que as impede de trabalhar conscientemente para a emancipação dos sujeitos. Embasando-nos no Materialismo Histórico Dialético, em Paulo Freire e Enrique Leff, tornou-se basilar analisar as contradições existentes nas práticas das professoras e compreender as situações-limite que dificultam o desenvolvimento de práticas que favoreçam a efetivação da Educação Ambiental Crítica. Apoiamo-nos no estudo da legislação que assegura a Educação Ambiental, na transversalidade do currículo escolar e nos teóricos. Esta pesquisa consistiu-se no estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação com entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, as quatro entrevistas com as professoras e um Encontro Dialógico Coletivo nos assentiram investigar a essência de suas externações. Entendemos que as professoras produzem saberes ambientais no seu cotidiano docente por meio de ações políticas sociais pontuais. Assim, identificamos que a Educação Ambiental Conservacionista e a Pragmática cerceiam a sua práxis, pois ainda não compreendem de que maneira é possível desenvolver ações contínuas e ininterruptas para assegurar a Educação Ambiental Crítica na transversalidade do currículo escolar. No entanto, há possibilidades de que, por meio da formação pedagógica constante, a macrotendência Crítica se enraíze no cotidiano docente das professoras dos Anos Iniciais.

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Palavras-chave: Educação ambientalTransversalidadeDocênciaPráxisCrítica