Dissertação - Ana Paula Borges Ramos

O Estudo do Meio nos anos iniciais do Ensino Fundamental como possibilidade de entrelaçar a Geografia e a Educação Ambiental

Autor: Ana Paula Borges Ramos (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, em nível de mestrado, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educador(es). Investigou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições do Estudo do Meio para explicar o sentido do lugar e entrelaçar a Educação Ambiental com noções de Geografia no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Que teve como objetivo compreender: Que processos de ensino e aprendizagem são providos pelo Estudo do Meio, a partir da compreensão do sentido do lugar e a leitura de mundo expressa nos discursos das crianças que permitem entrelaçar o ensino de Geografia com a Educação Ambiental. O estudo é uma pesquisa participante que, de acordo com Demo (2000), favorece a dinâmica entre a teoria e a prática, possibilita uma maior participação dos investigados, assim como a capacidade de intervenção de cada um. Realizada em uma turma, com 22 estudantes, de 5º ano, da E.M.E.F. Dr. Rui Poester Peixoto, situada no bairro São Miguel deste munícipio. A construção da pesquisa começa pela Narrativa de constituição da professora, que auxiliou a clarificar o problema e o direcionamento da pesquisa. Encaminhou-se para as definições das concepções ambientais e do ensino de Geografia, seguida pelas leituras de referenciais teóricos e políticas públicas educacionais sobre a Educação Ambiental e o ensino de Geografia, buscou-se a compreensão do estudo do lugar enquanto espaço cotidiano capaz de instigar a transformação que deve partir do próprio ser nos anos iniciais, assim como potencializador para a produção dos dados que se deu através da realização do Estudo do Meio, que é uma metodologia que possibilitou entrelaçar o ensino da Geografia com a Educação Ambiental. A partir do Estudo do Meio, os estudantes escreveram cartas que foram analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, de Lefevre e Lefevre (2005) para a análise dos dados. A partir da análise, pode-se compreender que o Estudo do Meio possibilitou o entendimento das relações que se estabelecem no lugar, deste modo foi significado (trouxe novos conhecimentos) e ressignificado (transformou conhecimentos existentes), à medida que propiciou às crianças serem protagonistas da própria ação, despertando para a consciência ambiental e para o sentimento de pertencimento. Neste sentido, o ensino de Geografia pode ser compreendido como uma ferramenta fundamental para representar, interpretar, analisar e, sobretudo, encontrar soluções para a dinâmica da sociedade, especialmente se estiver em diálogo com o campo da Educação Ambiental, estes campos tornam complexa a forma de significar o lugar e compreender a problemática socioambiental contemporânea. Desta forma, o Estudo do Meio é uma possibilidade de entrelaçar o ensino de Geografia com a Educação Ambiental nos anos iniciais, porque permite a partir do estudo da categoria lugar, pensar o currículo, o fazer docente, o processo de ensinar e aprender, o diálogo, a partilha de saberes, etc.

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Palavras-chave: Educação ambientalEnsino de geografiaEnsino fundamentalEstudo do meio