Dissertação - Danielle Monteiro Behrend

Os estudos no campo da Educação Ambiental para a compreensão da relação com os saberes escolares : uma escola com a comunidade

Autor: Danielle Monteiro Behrend (Currículo Lattes)

Resumo

A presente pesquisa de cunho qualitativo está vinculada à linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE),do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA/FURG. O estudo foi realizado com três famílias de crianças com histórico de reprovação em classes de alfabetização, as quais estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC-FURG e, no período da pesquisa, encontravam-se no 2º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. A pesquisa buscou compreender o que as famílias de crianças com histórico de reprovação em classe de alfabetização dizem sobre a escola e os saberes escolares, bem como seus discursos sobre a aprendizagem das crianças e seus discursos acerca da escola CAIC. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa narrativa, tendo como foco a análise dos discursos sobre a escola, por meio de entrevista narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002), a qual se utiliza da comunicação cotidiana, do contar e escutar histórias. Esta proposta de entrevista narrativa possibilita que os sujeitos da pesquisa possam contar suas histórias, pensamentos e sentimentos acerca da sua vida escolar, por meio de perguntas abertas sobre o tema investigado. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes e Galiazzi, 2007), a qual buscou a compreensão dos discursos dos sujeitos da pesquisa. Neste estudo, três foram as categorias que emergiram, denominadas de: as famílias que dizem que “não aprendem” os saberes escolares; as famílias que dizem que “não sabem ensinar” os saberes escolares; e as famílias que dizem quem são os “culpados” por “não aprenderem” os saberes da escola. Nesta última categoria, os sujeitos da pesquisa elencaram, como culpados pelos que “não aprendem” os saberes da escola, a própria criança, a professora e as famílias. Os diálogos com as narrativas dos sujeitos da pesquisa, aliados às interlocuções teóricas com autores como Loureiro, Bernard Charlot, entre outros, possibilitou a compreensão das narrativas, mostrando que os sujeitos da pesquisa apresentam negação ao contexto escolar, no que se refere às relações de ensino e aprendizagem, compreendendo que os mesmos responsabilizam–se enquanto família e principalmente culpam as crianças e os professores pelo “não aprender.” Na contramão dos discursos apontados pelos sujeitos da pesquisa, entendo que estes não são os responsáveis pela não aprendizagem dos saberes escolares, mas sim vítimas de um sistema societário em que impera a desigualdade e a exclusão social. Diante de tais constatações, trago, no presente trabalho as contribuições dos estudos no campo da Educação Ambiental como a possibilidade de transformação social, valorizando as diferentes formas de conhecimento na construção de uma escola com a comunidade e não para a comunidade.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Meio ambienteFamíliaEscolasCiências humanasEducação ambiental