Coordenação do PPGEA presente no 20º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

        Nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da FURG participou do 20º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que teve como temática o "Legado e presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul". O evento, que em sua última edição foi realizado pela FURG, dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no Estado, tendo a obra do educador como fonte inspiradora. 

         Esta edição foi organizada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, contando com a FURG, através da representação do professor Vilmar Alves Pereira, na comissão organizadora. O professor também demarcou espaço no painel temático, mediando a exposição "Opressão, libertação e emancipação". Além do Professor inúmeros estudantes do Programa apresentaram seus trabalhos nas múltiplas rodas temáticas. 

          Conforme Pereira, "em tempos de golpe na democracia brasileira e crises generalizadas, participar destes eventos contribui para a (re)existência deste processo por meio da Educação Ambiental Popular Freireana como modo de ser, de pensar, e de estar integrado ao mundo. Também é uma oportunidade de encontrar espaços para uma ontologia da esperança, pois ações como essa servem de orientação de uma perspectiva e opção política em favor dos saberes e práticas populares".