A revista AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental anuncia o seu cadastro em indexadores e portais nacionais e internacionais com o objetivo de ampliar a visibilidade do Periódico e aumentar o impacto dos trabalhos publicados. O periódico é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

      Destaca-se que a Revista a partir de agora está indexada no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB). Isto implicou em uma série de mudanças editoriais que qualificam a Revista Ambiente & Educação.

Confiram: https://periodicos.furg.br/ambeduc/announcement/view/14

Nossas melhores saudações.
Equipe Editorial da Revista Ambiente e Educação
FURG - PPGEA
educamb@gmail.com
____________________________

AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental
http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc

 

 

 

PALESTRANTE: VALDO BARCELOS (UFSM)

 

DIA: 15/10/2018

HORÁRIO: 9h30min

LOCAL: Sala 4110 – Pav. 4 Campus Carreiros/FURG

 

 

Prof. TITULAR - UFSM
PhD em Antropofagia Cultural Brasileira
Pesq. Prod. 1 - CNPQ
Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPHAS - 21 - Cadeira Paulo Freire.
Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins.
Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT

Prezados Docentes e Estudantes
 
           É com imensa satisfação que compartilhamos o registro de nossa terceira roda de conversa intitulada "Internacionalização nas Travessias Extrafronteiriças da Educação Ambiental".
            Lembramos que esta atividade é parte do projeto "Rodas de conversa em Educação Ambiental, cultura e filosofia".
 
O material está disponível no YouTube.
 
Atenciosamente,
 
Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental
 

                 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) agradece imensamente a participação de todos (as) na Roda de Conversa:Hermenêutica e Educação: Limites internos à modernidade e novas posturas na contemporaneidade” realizada no dia 29 de agosto de 2018 com  o Professor Dr. Rogério José Schuck da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Essa atividade teve a organização do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP), Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental (GPDEA) e o Grupo de Estudos e Pesquisa da Complexidade (GEC) e contou com um público muito qualificado com disposição a escuta atenta e o diálogo. 

                Na opinião da Coordenação do Programa "Este foi um momento de fundamental importância para o aprofundamento das pesquisas em Educação Ambiental, além de ser também um espaço de popularização da Educação Ambiental."

       Sua presença foi fundamental para o coletivo do PPGEA.

 

Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira - Coordenador
Profª. Drª. Narjara Mendes Garcia -  Coordenadora Adjunta

 

 

 

 

 

 

 

 

        O Grupo de Pesquisa Ribombo, coordenado, pelo professor José Vicente de Freitas, participou da 7ª Semana Nacional de Educação Infantil de Joinville - SC, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de agosto. No contexto do evento, o GP esteve envolvido com conferências e o oferecimento de uma oficina temática, bem como lançou documentário sobre o exitoso processo de ressignificação dos espaços do centro de educação infantil daquele município a partir da noção de “espaços educadores sustentáveis”.

 

         Promovido anualmente, o evento tem como finalidade divulgar as experiências do cotidiano da Educação Infantil do município e, na edição 2018, propôs um diálogo a respeito do tema “Infâncias, Espaços e Currículos” por meio de atividades como palestras, oficinas e realização de um fórum regional que envolveu a participação gestores educacionais da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina.

 

       Entre as atividades promovidas no âmbito da Semana, teve lugar o lançamento do documentário "1, 2, 3 Brincando - Reinventando os Espaços Escolares", gravado durante visita aos mais de 70 Centros de Educação Infantil da cidade, audiovisual produzido pelo Ribombo em parceria com a produtora L32 Filmes e com o Instituto de Comunicação Socioambiental (ISCA). Trata-se do primeiro filme realizado pelo grupo de pesquisa e apresenta, por meio de depoimentos da comunidade escolar, a transformação do olhar sobre o brincar e o cuidar na rede de educação infantil do município de Joinville e retrata como essa mudança de sentido interferiu nos espaços educativos. A estreia aconteceu no dia 21 de agosto, as 19 horas, no Teatro Juarez Machado. Mais de três mil profissionais da rede municipal de educação acompanharam as atividades.

 

        Nos dias dia 21, 22 e 23 o professor José Vicente de Freitas coordenou o painel intitulado “Espaços Educadores Sustentáveis: um Programa de Educação Básica no Município de Joinville”, e ministrou palestra sobre formação dos profissionais da educação pública no contexto da Agenda 2030. Outros espaços de debate também tiveram lugar nos dias 22 e 23 de agosto, em especial a palestra sobre " Infâncias, espaços e currículos".

 

     No Centro de Convenções Alfredo Salfer aconteceram ainda atividades paralelas, como as oficinas de “Educomunicação Socioambiental e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", oferecida pelos o/as integrantes do grupo de pesquisa, Felipe Nóbrega Ferreira (Doutorando/PPGEA), e o/as produtore/as audiovisuais Luciano Oschelski, Pablo Bech e Rachel Munhoz, que também é pesquisadora do Ribombo e mestranda do PPGEA.

 

        Até meados de setembro, o documentário poderá ser acessado por todos que se interessam pelo tema da educação ambiental no contexto da educação infantil e, ainda neste semestre, as narrativas e os registros fotográficos sobre essa experiência será apresentado no formato de livro.

 

       Em poucos dias, estaremos divulgando aqui no site do PPGEA o link para acesso ao documentário.