Organização: Profa. Dra. Elenita Malta Pereira (UNICENTRO)

Nos anos 1960-70, com os debates sobre a crise ambiental em âmbito planetário, o meio ambiente tornou-se problemática de interesse da esfera pública. No Brasil, a atuação dos movimentos ambientalistas, em meio à ditadura militar, trouxe maior visibilidade ao tema. As discussões levaram também ao surgimento da história ambiental e da educação ambiental como campos de pesquisa que vem se destacando nas últimas décadas. Nas aulas de História, não é mais possível ignorar as interações humanos-natureza como um dos fatores a serem levados em conta na interpretação dos eventos do passado. 

Nesse sentido, a proposta do presente dossiê é tratar como o meio ambiente tem marcado presença no ensino de história (em seus diferentes níveis). São bem-vindos artigos que abordem como as interações entre seres humanos e natureza podem ser objeto do ensino de história, na forma de discussões teóricas e epistemológicas; proposições de conteúdos de ensino; relatos de experiências de ensino; problematizações a respeito de conceitos sobre o tema na esfera do ensino; estudos de práticas educativo-ambientais nas aulas de História; análise das interações possíveis entre ensino de História e história ambiental e/ou educação ambiental.

Os textos serão aceitos até o dia 09 de janeiro de 2017, pelo site da Revista do LHISTEhttp://seer.ufrgs.br/revistadolhiste.

Obs.: indicar DT Meio Ambiente na aula de História (MAH) na submissão.