O Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico da Universidade Federal do Rio Grande – NUDESE vem, desde sua constituição em 2003, buscando contribuir com iniciativas de trabalho associado como forma de geração de trabalho e renda, dentro dos princípios da Economia Popular Solidária e do comércio justo e solidário, os quais buscam uma prática humanitária e ecológica de produção.

Essa é uma alternativa de consumo que existe em várias partes do mundo, com inúmeros exemplos de sucesso, como é o caso do Bem da Terra, localizado na cidade de Pelotas e que hoje organiza 18 núcleos de consumo, totalizando mais de 400 consumidores. Através do consumo responsável procura-se mudar a relação existente entre as pessoas e seus alimentos, além de buscar a conscientização socioambiental dos participantes. Para isso, é necessário que cada um faça sua parte como colaborador da iniciativa, seja produtor ou consumidor.

O Grupo de Consumidores Responsáveis tem como sede o Armazém de Economia Popular Solidária, que é um espaço de comercialização da economia solidária em Rio Grande. Dispõe de uma Feira Virtual, onde os consumidores adquirem produtos oriundos de empreendimentos econômicos solidários – artesanatos, pescados, produtos orgânicos: hortifrutigranjeiros, sucos, laticínios, grãos e cereais, entre outros. As encomendas são realizadas entre segunda e quinta- feira de cada semana através da plataforma virtual cirandas.net e a separação e entrega dos produtos acontece as sextas-feiras a tarde e aos sábados pela manhã. Se você tem interesse em conhecer melhor esta proposta, entre em contato conosco através do email nudese@furg.br ou através dos telefones (53) 984078049 – NUDESE ou (53) 991182738 – Lucinha.

 

A oficina que acontecerá na FURG na próxima sexta-feira (27) é gratuita e não precisa fazer inscrição. Será realizada na sala 4103, prédio 4, a partir das 9h30.