Tese - Ana Lúcia Ruiz Goulart

O lugar do outro em Martin Buber : contribuições para (re) pensar a educação ambiental

Autor: Ana Lúcia Ruiz Goulart (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese trata de pesquisa realizada entre os anos de 2019 a 2023, no Programa de PósGraduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande, e foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental. A fim de compreender se e de que forma o pensamento de Martin Buber contribui para o campo da Educação Ambiental (EA), foram traçadas estratégias que pudessem justificar, não somente o estudo do pensamento de Martin Buber, como a sua entrada no campo da EA, considerando a trajetória de constituição do campo, reconstituída por meio dos seus principais documentos e eventos, os instrumentos normativos e os legislativos, tanto aqueles que consolidaram o seu surgimento pelo mundo, como todos aqueles que tornaram possível a sua institucionalização enquanto política pública no Brasil, bem como a sua consolidação enquanto campo disciplinar, a partir da análise de Barros (2014). Dentre todos os elementos que oportunizam a sua consolidação, a proposição dos diálogos interdisciplinares, sustenta a possibilidade do pensamento de Martin Buber contribuir com o campo da EA e seus fundamentos, na medida em que tal elemento reconhece como um campo pode enriquecer outro nos modos de ver os seus objetos e a si mesmo, a partir da confluência entre ambos. Em termos metodológicos, o trabalho foi desenvolvido como pesquisa qualitativa, em uma conjunção entre pesquisa bibliográfica e documental. Os dados foram analisados utilizando o método Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), identificando aspectos significativos e focalizando na análise temática, por meio dos significados demonstrados. Ao passo que a EA se destina à transformação humana e social, por meio da construção de novas relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza, se insere no plano da existência e assume uma prática que considera o ser, o fazer e o estar no mundo, reforça o seu compromisso com a vida e com o outro. Neste sentido, o pensamento de Martin Buber, mediante a Ontologia da Relação, aponta a necessidade de resgatar a nossa humanidade por meio de uma mudança da nossa ação de ser, de estar e de fazer no mundo, conduzindo a novas possibilidades de existência. Dessa maneira, dentre os sentidos e significados apresentados pelo autor, o reconhecimento do lugar do outro, como uma proposta ontológica de realização existencial, se apresenta com a sua grande contribuição para a EA, não somente nessa busca de sentidos existenciais, mas especialmente, na reafirmação do nosso profundo compromisso com a humanidade e a manutenção de vida no Planeta, independentemente dos lugares em que estejamos cada um e cada uma de nós. É a partir de nós mesmos que podemos contribuir (e conquistar) as transformações que tanto almejamos para e no mundo em que vivemos.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalCampo científicoOntologiaRelações humanas