Tese - Lisiana Lawson Terra da Silva

Educação ambiental crítica, mulheres e natureza : um estudo sobre convívio feminino no Movimento Solidário Colméia, a partir de uma perspectiva ecofeminista.

Autor: Lisiana Lawson Terra da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

A presente tese defende que a Educação Ambiental Crítica articulada ao Ecofeminismo produz uma potente lente epistemológica, a qual permite às mulheres, em situação de vulnerabilidade socioambiental e reunidas em um espaço de convívio, desvelarem as opressões, que atuam de forma dinâmica e em dimensões variadas na materialidade de um determinado contexto social e histórico. Nesse sentido, a tese tem como objetivo desvelar os problemas enfrentados por um grupo de vinte e seis mulheres em situação de vulnerabilidade socioambiental que convivem no Movimento Solidário Colméia na cidade de Rio Grande, RS, Brasil. Este espaço de convivência é, historicamente, um espaço educativo, de base freiriana, organizado em oficinas de roda de conversa e de Educação Popular. Como questão orientadora da pesquisa partimos da seguinte pergunta: Em que medida a Educação Ambiental Crítica articulada ao Ecofeminismo permite que mulheres em vulnerabilidade socioambiental desvelem as opressões vividas, as quais se entrecruzam e potencializam a partir de um novo patriarcado aliado às práticas exploratórias do sistema capitalista? Para responder à esta questão, partimos da problematização do contexto vivido por estas mulheres, em que buscamos refletir e gerar ações transformadoras, por meio da metodologia da pesquisa-ação participante e das práticas dos círculos de cultura, como idealmente ajustados à categoria freiriana ação - reflexão. Tal categoria incentivou e proporcionou o diálogo nos círculos de cultura, tendo como pauta três temas geradores: Mulher - Maternidade - Trabalho, gerando o processo de conscientização, a elaboração de um mapa diagnóstico de problemas e a construção da autonomia. Assim, partindo da compreensão de que a Educação Ambiental Crítica, articulada ao Ecofeminismo, produz potente corpus teórico para uma análise reflexiva crítica do diálogo e do material gerado nos círculos, constatamos como problema um conjunto de violências com origem nos preconceitos de raça, classe e gênero, os quais impactam as vivências, a maternidade e o trabalho das mulheres. A ação escolhida pelas participantes, para o enfrentamento dessas violências, foi gerar renda dentro do próprio território, a partir da criação de uma associação, a qual contribuirá para a autonomia e alívio das opressões enfrentadas pelas mulheres do Movimento Solidário Colméia.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Fundamentos da educação ambiental (FEA)Educação ambiental críticaEcofeminismo críticoPesquisa-ação-participanteMulheres