Tese - Bernard Constantino Ribeiro

Educação ambiental crítica decolonial em dialogicidade com o direito e suas manifestações de insurgência: miradas para enfrentar o racismo ambiental na América Latina

Autor: Bernard Constantino Ribeiro (Currículo Lattes)

Resumo

Este estudo parte de uma compreensão de que a escrita ontoepistemológica possibilita uma virada na leitura e problematização do mundo, se se considerar que há uma relação de interdependência e imbricação daquele que analisa e daquilo que é analisado. Se trata, portanto, de uma tese doutoral que é pensada e escrita em primeira pessoa, por mim, um homem negro intelectualizado , jurista e pesquisador, fruto de toda uma política pública de ações afirmativas, no sul do Rio Grande do Sul, na Universidade Federal do Rio Grande FURG, no âmbito da pós graduação, para acesso, permanência e finalização do ciclo investigativo formativo decolonial de um ser no, com e para o mundo. A mesma versa sobre a Educação Ambiental Crítica Decolonial em dialogicidade, comunicabilidade e horizontalidade epistemológica com o Direito e as suas manifestações de insurgência, numa perspectiva de enfrentamento do Racismo Ambiental na ambiência latino americana. A través d e minha inserção contextualizada da trajetória ontoepistemológica, reconecto dimensões outrora dispersas, mas que agora podem contribuir na transformação necessária e pertinente da realidade socioambiental , degradante e prejudicial a todos, em especial, dos sujeitos vulneráveis. O escopo central se condensa, portanto, na investigação de como se processa a relação entre a Educação Ambiental Crítica, o Direito com suas manifestações de insurgência, a Decolonialidade e a sua pertinência com a construção de potencialidades críticas e irruptivas que permitam o enfrentamento do Racismo Ambiental na América Latina com ênfase práxica e reflexiva no caso do Brasil e da Colômbia . Para isso, especificamente, me propus na articulação dos lineamentos teórico discursivos e contra hegemônicos da Educação Ambiental e do Direito em conectividade com a Decolonialidade, constituindo assim um arcabouço teórico metodológico e ontoepistemológico em torno da existência deste afinamento; bem como a transposição da pesquisa do estágio doutoral no exterior para a tese, conectando a identificação da multidimensionalidade e incidência do racismo ambiental no espaço latino americano; e, por fim a construção de um caldo práxico dialógico e decolonial na Educação Ambiental Crítica e no Direito com suas manifestações de insurgência, para enxergar outras possibilidades que mirem e considerem a historiografia latino americana nas respostas aos problemas. Para empreender tal intencionalidade expressa e irruptiva, me valho em todo o escrito do método (antimétodo) analético de Enrique Dussel, que confere legitimidade, densidade e robustez a este trabalho, na medida em que traz a historiografia da história latino americana como central no processo de compreensão, assentamento e reflexão sobre nossas problemáticas, que são avoluma das e candentes. As respostas e os enfrentamentos são possíveis se se promover uma escovação a contrapelo desta história, na concepção de Walter Benjamin, pois é no não dito, no escondido , no invisibilizado em que se encontra as nuances e as justificativas injustificáveis para as barbáries . Ademais, não há como desvencilhar ou mesmo retirar de todo esse processo constitutivo dialógico crítico a imbricação e determinação do capitalismo e de sua conformação /viabilidade/imposição sociojurídica e neoliberal , repetidamente pautada na necropolítica e no existir reexistir e o reafirmar do estado racial , e de tudo que dele implica . Ao passo que, em nove considerações fervilhantes, condenso o que entendo ser pertinente com este trabalho em sua totalidade irruptiva.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalEducação ambiental não formalRacismoAmérica LatinaDireito