Tese - Luciane Schmitt

Educação Ambiental nas dimensões da universidade sustentável : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Autor: Luciane Schmitt (Currículo Lattes)

Resumo

No contexto de construção de uma sociedade mais justa e sustentável um importante papel é assumido pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e neste processo uma série de discussões sobre questões que envolvem o ambiente e a sustentabilidade têm sido feitas no âmbito das Universidades. Contudo, na prática, essas instituições ainda integram pouco, em seus processos de gestão, dois temas que serão debatidos e dialogados neste estudo: a Educação Ambiental (EA) e a Sustentabilidade. Partindo da premissa de que a EA poderá contribuir para construção de uma Universidade Sustentável (US) e respaldado em um modelo teórico de US proposto que inclui seis dimensões (ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade socioambiental, gestão de campus, política e participação e vivências no campus), o objetivo da presente pesquisa foi identificar as possíveis contribuições da Educação Ambiental (EA) para a construção de uma Universidade Sustentável (US). Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O método de pesquisa envolveu o levantamento do histórico de adequação ambiental da FURG, a análise de documentos institucionais e a realização de doze entrevistas individuais com servidores da Universidade, para verificar o potencial das iniciativas de EA para as dimensões da US propostas no modelo. A análise de dados utilizou como técnica a Análise de Conteúdo (AC). A partir do conjunto de documentos institucionais analisados, percebemos que o termo sustentabilidade foi o mais presente e tem regido a narrativa da Política Ambiental; do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); e do Plano de Gestão Socioambiental da A3P/FURG. As entrevistas revelaram a necessidade da EA estar presente na Universidade com seus processos educativos e em diferentes espaços de formação (formal e não formal), sobretudo, partindo da ambientalização dos cursos de graduação, do planejamento de ações de capacitação dos servidores e de práticas incorporadas à rotina e aos espaços da Universidade. Desta forma, avistamos que é possível integrar a EA às dimensões da US propostas no modelo, a partir do planejamento de uma série de ações de formação para Comunidade Universitária e concluímos que a EA comprometida com as transformações da sociedade auxiliará no caminho para uma US, mas vai exigir um compromisso institucional com as mudanças de forma a assumir de maneira responsável a sustentabilidade socioambiental.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambientalGestão ambientalUniversidade sustentávelInstituições de ensino superiorUniversidade Federal do Rio Grande (FURG)