Tese - Anderson Pires de Souza

Os conjuntos residenciais Getúlio Vargas I e II: um exemplo de contra-hegemonia frente ao processo de expansão portuária no município de Rio Grande.

Autor: Anderson Pires de Souza (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e se enquadra na linha de pesquisa da Educação Ambiental Não Formal. O objetivo foi compreender o processo de remoção de famílias oriundas de uma ocupação urbana à luz da Educação Ambiental Transformadora, inspirada em teóricos como Frederico Loureiro, Paulo Freire, Henri Acselrad, Ermínia Maricato, Antônio Gramsci, entre outros, e sua relevância na construção coletiva de sociedades sustentáveis. Em contextos marcados por alterações socioambientais, em que comunidades em situação de vulnerabilidade social sofrem os impactos de um processo de reassentamento urbano decorrente da expansão portuária, é importante questionar como isso acontece e as ações desenvolvidas no campo da Educação Ambiental em seu viés Transformador, com a finalidade de superar os desafios e minimizar os efeitos negativos sofridos pela comunidade afetada, além de estimular a formação de sujeitos cientes de sua posição social e das limitações que os oprimem, contribuindo assim para um movimento contra-hegemônico. O desenvolvimento marítimo/portuário localizado na cidade do Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, resultou em deslocamentos humanos em áreas próximas a esse empreendimento e na construção de dois conjuntos habitacionais de interesse social (Programa de Aceleração do Crescimento Bairro Getúlio Vargas - PAC-BGV), localizados no bairro Getúlio Vargas e denominados como Conjuntos Residenciais Getúlio Vargas I e II, mais conhecidos como BGV I e BGV II. Esses condomínios surgiram devido ao crescimento das instalações retroportuárias. Enquanto ocorre um grande aumento na geração de capital e no desenvolvimento de grandes empresas multinacionais do setor portuário público/privado, simultaneamente, há uma precarização das condições de vida das populações afetadas no seu entorno, incluindo condições de trabalho e renda, acesso a bens materiais e a recursos básicos para uma vida digna.

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Palavras-chave: Educação ambientalEducação ambiental transformadoraTrabalho técnico socialContra-hegemonia