Dissertação - Fabiane Fagundes da Fonseca

Barra de Pelotas (RS) : uma análise da constituição e resistência da comunidade-território tradicional pesqueira a partir da Educação Ambiental Crítica

Autor: Fabiane Fagundes da Fonseca (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação de mestrado buscou compreender, a partir da lente analítica da Educação Ambiental Crítica, como se configurou a comunidade-território tradicional de pesca da Barra de Pelotas. As temáticas Educação Ambiental Crítica, territórios tradicionais, pesca artesanal e conflitos ambientais estiveram na centralidade das discussões traçadas ao longo da pesquisa, com base em autores (as) do campo do pensamento crítico. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, envolvendo diversos instrumentos de coleta de dados, os quais posteriormente foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo e apresentados ao longo dos três capítulos do texto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 moradores (as) da Barra de Pelotas, envolvendo encontros individuais e coletivos, três saídas ao "mar" com pescadores (as) artesanais, análise de documentos e publicações sobre a comunidade e o território, bem como observação participante da comunidade e de uma audiência pública sobre uma demanda local. Nesse trabalho a pesca artesanal é entendida enquanto um modo de vida tradicional, resguardado por legislações nacionais e internacionais, de maneira que o modo de vida desses sujeitos é intrínseco aos seus territórios tradicionais. Tais territórios envolvem a dimensão física e simbólica do espaço, e apresentam significação própria no contexto da pesca artesanal, envolvendo sociabilidades com a natureza específicas da cultura pesqueira, que aportam diversos saberes ambientais construídos na vida cotidiana nesses territórios. A Educação Ambiental Crítica, a partir da teoria dos conflitos ambientais, contribuiu para entender como um ambiente de importância ambiental do município de Pelotas dialeticamente se configurou em uma comunidade-território tradicional de pesca. Através do trabalho identificou-se que a constituição da comunidade-território pesqueira da Barra de Pelotas ocorreu em virtude da pesca artesanal enquanto modo de vida há mais de 50 anos, cuja composição atual expressa a permanência dos filhos e filhas da pesca artesanal na atividade como fonte de vida e cultura. Através do olhar crítico foi possível perceber que a Educação Ambiental se manifesta desde a gênese desse território, seja pela relação ser humano-natureza, onde são produzidos saberes ambientais pesqueiros próprios da lida com o pescado, com as águas e com a costa, seja através da luta pela garantia de acesso e direito ao seu território, com a instalação de água encanada, energia elétrica e transporte escolar. Por meio dos resultados dessa pesquisa percebeu-se que a comunidade vive, historicamente, com um processo de invisibilização dos seus aspectos de tradicionalidade, sendo retratada publicamente como "ocupação irregular" e "zona de risco", fatores que contribuem para a falta de assistência do Estado garantidor de direitos em alguns aspectos, conforme mencionado pelos (as) moradores (as).

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Pesca artesanalConflitos territoriaisConflitos ambientaisComunidades pesqueirasSaberes-fazeres tradicionais