Dissertação - Laryssa Louzada de Assis

Educação Ambiental Crítica e a inter relação entre a dominação das mulheres e da natureza

Autor: Laryssa Louzada de Assis (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação tem como tema a Educação Ambiental Crítica e a inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza. Intenciona discutir a questão: "Que diálogos podem ser tecidos entre o estudo da inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza e a Educação Ambiental Crítica?". A abordagem metodológica selecionada é o materialismo histórico (MARX, 2017) e a técnica de estudo escolhida é a Leitura Imanente (LESSA, 2014) que é uma técnica de estudo marxista que busca desvelar as conexões do texto com a totalidade da materialidade sócio-histórica. Concluiu-se que as pautas socioambientais de Educação Ambiental Crítica situam-se em um ponto de convergência entre a dominação capitalista, patriarcal e colonial. Ou seja, os diálogos tecidos entre o estudo da inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza e a Educação Ambiental Crítica, possibilitam ampliar o horizonte temporal da crítica da Educação Ambiental (PEDRUZZI, 2019).

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Educação ambiental críticaFundamentos de educação ambientalMarxismoMulheresFeminismos críticosNatureza