Dissertação - Joezele da Rosa Pereira

Da margem ao mar navegando com as mulheres da pesca artesanal pelas águas da arte/educação : uma sistematização das experivivências a partir das oficinas de um projeto de educação ambiental

Autor: Joezele da Rosa Pereira (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão teórica sobre a importância da mediação da Arte/Educação na práxis da Educação Ambiental crítica, a partir da vivência em um projeto de Educação Ambiental, no processo de Licenciamento Ambiental Federal, que atua com mulheres inseridas na cadeia produtiva da pesca artesanal, do norte fluminense. Sendo assim, a temática deste projeto se constituí em compreender a "experivivência" como categoria fundamental da relação entre Arte/Educação, Educação Ambiental e a Educação Popular na práxis educativa desse projeto executado como condicionante do licenciamento ambiental de Petróleo e Gás em licença ambiental emitida pelo IBAMA, denominado PEA-FOCO. Nosso entendimento sobre o desenvolvimento processual nos leva a afirmar que: a Arte/Educação é essencial como mediadora no desenvolvimento da Educação Ambiental crítica e torna-se imprescindível quando se trata de pessoas com pouco ou nenhum letramento. Por outro lado, a mediação de uma profissional das artes garante a intencionalidade pedagógica através de ações planejadas por meio de uma metodologia que valoriza outros aspectos do ser humano e sua subjetividade, avançando para além do intelecto, da leitura e da escrita, utilizando a linguagem da expressão artística e popular na práxis educativa. Todo trabalho realizado é planejado antes, durante e depois, podendo ser adaptado, de acordo com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Assim, para navegar em mares desconhecidos, só é possível por ter bases em conhecimentos de quem já "experivivenciou" a práxis, como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa.

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Palavras-chave: ArteEducaçãoEducação ambiental críticaMulheres na pesca