Dissertação - Juliana Martello

O Jeguatá e a etnofloresta Mbyá Guarani: a Educação Ambiental caminhando junto dos saberes indígenas

Autor: Juliana Martello (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação pertence à Linha de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental. Foi realizada junto a duas comunidades Mbyá Guarani do Rio Grande do Sul: a Tekoá Yyrembé e a Tekoá Yvyã Poty. A partir da compreensão da Educação Ambiental como uma ciência aberta à construção e renovação junto dos mais diversos modos de habitar o mundo, os conhecimentos tradicionais Guarani são propostos como aliança necessária ao combate - ou mitigação - dos impactos socioambientais atuais. A Etnografia, a observação participante e o levantamento bibliográfico sustentaram a construção da pesquisa, assim como as Epistemologias Ecológicas e a Educação da Atenção. Os modos Guarani de perceber, se relacionar e produzir com/no ambiente embasaram a noção de Etnofloresta Guarani como um emaranhado de relações em prol da biodiversidade. Os movimentos pelos quais a pesquisa se deu e pelos quais a aprendizagem é proposta é o da caminhada, não apenas pela relação com o trabalho de campo (onde a caminhada se faz presente em diversos momentos), mas também pelo sentido cosmológico que os Guarani têm sobre o que chamam de jeguatá. A pesquisa evidenciou (corroborando com os autores das Epistemologias Ecológicas) a não dualidade entre ser e conhecer, produzir e habitar, entre homem e natureza, ensinar e aprender, o que nos coloca diante da responsabilidade de construirmos pontes entre os saberes acadêmicos hegemônicos e os conhecimentos tradicionais, construídos a partir da experiência e dos fluxos junto à terra.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalGrupos indígenasGuaraniRio Grande do SulTradição indígena