Dissertação - Caroline Cruz Alvariz

Saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia covid-19 no município do Rio Grande-RS

Autor: Caroline Cruz Alvariz (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e tem como temática os saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia COVID-19. Traz como problema de pesquisa: como a Educação Ambiental perpassou o ensino de Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no município do Rio Grande - RS? Para responder tal questionamento, apresenta o seguinte objetivo geral: compreender como os saberes docentes e ambientais emergiram nas práticas educativas planejadas pelos professores de Geografia da Educação Básica no município do Rio Grande. O questionamento foi norteado pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas educativas voltadas para a Educação Ambiental, mobilizadas pelos professores de Geografia das redes públicas de ensino, durante o Ensino Remoto Emergencial; discutir como a Educação Ambiental foi trabalhada no Ensino de Geografia nas escolas da Educação Básica, em tempos pandêmicos; analisar o papel da Educação Ambiental no contexto pandêmico; compreender quais saberes docentes e ambientais perfazem a prática dos professores de Geografia, durante o Ensino Remoto Emergencial. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), sob a perspectiva Fenomenológica (BICUDO, 2011). A produção dos dados foi realizada através de Cartas Pedagógicas (FREIRE, 2019) e a análise dos dados qualitativos foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os sujeitos da experiência foram professores da rede pública da Educação Básica do município do Rio Grande - RS, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da área do conhecimento de Ciências Humanas (EF) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), com ênfase no ensino da Geografia, com o objetivo de conhecer as práticas educativas mobilizadas durante o ERE. Assim, foram convidados três professores de Geografia a participar da pesquisa e narrar suas vivências cotidianas na circunstancialidade do ERE. Os resultados obtidos apontam que, a partir da necessidade do ERE como alternativa educativa, os professores foram desafiados a reinventar-se, buscando novas estratégias e metodologias de ensino para o desenvolvimento de suas práticas educativas e, nesse cenário, a dimensão ambiental da educação contribuiu, estabelecendo novas bases para uma educação transformadora. As práticas docentes relatadas diante do cenário da pandemia demonstraram a importância do diálogo de saberes na escola para a disseminação de ideias sustentáveis por meio de uma educação integrada, coerente e inclusiva que busca na conscientização ambiental dos envolvidos, a transforma-Ação da realidade e o enfrentamento dos problemas socioambientais, resultando na formação de cidadãos motivados na difusão da Educação Ambiental crítica e emancipadora. Diante dessa perspectiva, ficou evidente nesse estudo a importância da formação continuada dos professores da educação básica. A situação provocada pela pandemia expôs ainda mais as mazelas educacionais e a precarização do trabalho docente. Além disso, para atender as exigências da profissão, os professores necessitam estar atentos a formação continuada e aos chamados que a sociedade faz. Assim, entende-se que a formação inicial é apenas o começo de uma longa jornada, pois o caminho a percorrer traz com ele novos contextos, os quais demandam uma ação reflexiva ao acervo de saberes teóricos e práticos, visto que a sociedade pós-moderna exige uma autoavaliação sobre a ação, de forma que o professor redirecione constantemente o seu trabalho e desenvolvimento de saberes.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalPráticas educativasGeografiaPandemiasCovid-19Educação a distância