Tese - Roberta Soares da Rosa

Educação social voltada à população em situação de rua e justiça ambiental: contribuições da educação ambiental crítica

Autor: Roberta Soares da Rosa (Currículo Lattes)

Resumo

Em a "Educação social voltada à População em Situação de rua e Justiça Ambiental: contribuições da Educação Ambiental crítica", a tese defendida é a de que a Educação Ambiental crítica pode contribuir com a Educação Social voltada à População em Situação de Rua - PSR para promover Justiça Ambiental, visto que as populações marginalizadas, como a PSR, são mais vulneráveis socialmente e tornam-se mais suscetíveis à violação de direitos básicos. Nesse sentido, o objetivo geral foi compreender em que aspectos a Educação Ambiental Crítica pode contribuir com a Educação Social voltada à PSR para promover a Justiça Ambiental. Os objetivos específicos foram: Pesquisar a EA Crítica, fundamentos e premissas históricas e sua relação com a ES; Identificar a demanda por Justiça Ambiental no contexto da PSR; discutir o papel do educador e da educadora social nos Centro POP na mediação de conflitos ambientais. A opção metodológica utilizada foi de cunho qualitativo e participativa, as técnicas empregadas na realização da investigação foram observação participante, cartas pedagógicas e rodas de conversa. Os dados foram analisados através de técnica de análise de conteúdo. Os resultados atingidos mostram que: a) a superação da vulnerabilidade social é um objetivo comum entre a EA crítica e a ES, revelando a importância da interlocução entre as duas para a superação das vulnerabilidades sociais e para a promoção da Justiça Ambiental para a PSR; b) a PSR é um grupo em vulnerabilidade, o que se comprovou pela dificuldade de acesso à água e à alimentação, além da exposição à violência, situações consideradas como vulnerabilidades ambientais que demandam Justiça Ambiental; c) o papel do educador e da educadora social no Centro POP envolve a mediação pedagógica dentro do Centro POP, devendo esses profissionais abordar de forma educativa questões relacionadas a PSR e suas vulnerabilidades, contribuindo para que elas sejam superadas, mas, para que isso aconteça, a formação inicial e continuada desses profissionais é fundamental. Concluiu-se que a EA Crítica tem muito a contribuir com a ES voltada à PSR para promover a Justiça Ambiental, na perspectiva educativa. Para tanto, é importante que a profissão de educador e educadora social seja regulamentada e a formação mínima exigida para atuar nessa profissão definida. Ademais, a EA Crítica deve ser inserida na formação desses profissionais, para que esses possam identificar as injustiças, promover a Justiça Ambiental e mediar conflitos ambientais articulados com outros atores responsáveis pela garantia dos direitos da PSR, como o Ministério Público, por exemplo.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalEducação socialConflitos ambientaisPessoas em situação de rua