Dissertação - Gabriel Leite dos Santos Campos

Educação ambiental na formação de professores da educação básica: serpentes e conservação da biodiversidade

Autor: Gabriel Leite dos Santos Campos (Currículo Lattes)

Resumo

As ações antrópicas têm pressionado de várias formas os habitats e a biodiversidade, consequentemente, ocasionado um aumento no número de acidentes ofídicos e causado mortandade de serpentes. Nesse contexto, a ofidiofauna é uma realidade presente no estado da Paraíba e no município de Patos-PB. Pela capacidade de transformação, a Educação Ambiental tende a atuar como mecanismo para prevenção de acidentes e conservação da biodiversidade. Dessa forma, este estudo teve como objetivo a analisar como os contextos das serpentes e da Educação Ambiental estão inseridos nas escolas, bem como, dialogar com professores(as) como parte do processo de formação para para inserir essas temáticas nas atividades de Educação Ambiental no cotidiano de escolas de educação básica. Para isso, foi realizada: (I) uma análise de conteúdo em Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas municipais e em livros didáticos de ciências do 7º, 8º e 9º ano, na busca por palavras-chave que estão associadas a temática, (II) a aplicação de um questionário semiestruturado e (III) a realização de um curso de formação com professores da educação básica. No que diz respeito aos resultados, de forma geral, os PPP não contemplam aspectos relacionados à Educação Ambiental e as serpentes, mas propõem uma formação crítica e interdisciplinar ao educando. Esse resultado mostra o desinteresse das comunidades educativas diante dos acidentes com serpentes e à conservação da biodiversidade. Os livros didáticos contribuem com práticas pedagógicas críticas e interdisciplinares, como também contextualizam outras palavras-chave analisadas, principalmente, no que diz respeito ao meio ambiente. O livro do 7º ano apresenta todas as palavras chave que permitem a abordagem da educação ambiental ao tema das serpentes com um enfoque complexo desde as causas da perda de habitat, sua necessária conservação e as possibilidades de sua consideração na saúde pública. No entanto, os livros do 8º e 9º ano não apresentam algumas palavras-chave. O questionário indicou que a maioria dos professores entrevistados reconhece a importância de trabalhar a Educação Ambiental no ensino formal e que apresentaram concepções complexas sobre a temática das serpentes. Já o curso de formação proporcionou um diálogo construtivo sobre Educação Ambiental e o contexto das serpentes, direcionando para um desenvolvimento crítico de cooperação e comprometimento socioambiental dos professores. Portanto, este estudo ressalta e propõe a relevância do ensino da Educação Ambiental sobre as serpentes em virtude da necessidade de uma compreensão crítica sobre as ações antrópicas, como no conhecimento de informações para prevenção de acidentes e conservação da biodiversidade. De forma geral, o trabalho desenvolvido apresentou resultados satisfatórios quanto às análises realizadas referentes às temáticas, se configurando como uma base importante para inclusão da temática nas práticas pedagógicas.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação formalMeio ambienteFaunaSerpentesCobrasEducação ambiental