Dissertação - Isis Torales da Silva

As oceanólogas e oceanólogos como educadoras e educadores ambientais não-formais: relação entre a formação e a atuação profissional

Autor: Isis Torales da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a constituição de oceanólogas/os como potenciais educadoras/es ambientais não-formais. Nesse sentido, tomou-se como referência a formação e a atuação profissional de egressas/os do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Desenvolvido como pesquisa de dissertação no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA, este estudo teve como objetivo geral identificar, analisar e compreender o processo de formação de oceanólogas/os egressas/os do curso de Oceanologia da FURG atuantes como educadoras/es ambientais em espaços não-formais. Para isso, se utilizou de questionário semiestruturado de autoaplicação como instrumento de coleta dos dados. Este questionário foi organizado por meio de um roteiro com questões que envolvem uma análise autocrítica sobre suas formações, suas práxis e pretensões como educadoras/es ambientais, e compreensões sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente. No caso da seleção das/os oceanólogas/os egressas/os da FURG respondentes, foi tomado como referência aquelas/os com atuação em espaços de Educação Ambiental Não-Formal. A partir da análise das respostas, se buscou compreender as nuances implícitas e subjetivas presentes nos relatos e que corroboram para responder à questão de pesquisa, que se desenhou como: Sendo oriundas/os de uma formação que pouco contempla a Educação Ambiental em sua matriz curricular, quais foram os caminhos percorridos por oceanólogas/os que lhes possibilitaram atuar como educadoras/es ambientais não-formais? Como resultado, observou-se que todas as pessoas respondentes buscaram formações complementares para aprofundar seus conhecimentos em Educação Ambiental. Além disso, foi de unânime resposta que a formação inicial no curso de Oceanologia da FURG, não oportunizou, ou não de forma satisfatória, os conhecimentos para as suas respectivas atuações como educadoras/es ambientais. No contexto das maneiras de conceber e de praticar as ações educativas em Educação Ambiental, se observou que entre estas/es profissionais há uma possível predominância da macrotendência crítica (LAYRARGUES, 2012) e das correntes Naturalista, Humanista e da Ecoeducação (SAUVÉ, 2005).

ATA DE APROVAÇÃO NO COLEGIADO
TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambiental não formalOceanologiaFormação ambientalAtuação profissional