Tese - Elisangela de Felippe Rodrigues

A educação ambiental crítica na formação de professores de geografia através da ambientalização curricular

Autor: Elisangela de Felippe Rodrigues (Currículo Lattes)

Resumo

Esta tese traz como tema suleador a formação de professores de Geografia e a Ambientalização Curricular como possibilidade de transversalizar a Educação Ambiental Crítica no Curso de Geografia - Licenciatura. Apresenta como problema de pesquisa: o que se mostra de Educação Ambiental na formação de professores de Geografia da FURG? Visou compreender como é possível, a partir de um processo de Ambientalização Curricular, transversalizar a Educação Ambiental Crítica no curso de Geografia - Licenciatura e sua contribuição para a formação de professores. A pesquisa foi tecida, com base na metodologia qualitativa de cunho Fenomenológico-Hermenêutico. O referencial teórico acerca da Educação Ambiental Crítica está alicerçado em Loureiro (2012). Foram analisados documentos relacionados ao curso, como Planos de Ensino e Projeto Político Pedagógico (PPPC). Também, foram realizadas entrevistas narrativas com os professores formadores para compreender o que se mostra de Educação Ambiental na formação de professores de Geografia, dialogando com a Proposta Metodológica para Ambientalização Curricular (PMAC) de Mota (2020). Para a análise dos Planos de Ensino e ao PPPC foi realizada a técnica da Leitura Imanente, de Lessa (2014). Já, em relação a análise das entrevistas narrativas foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016). Dentre os principais resultados da pesquisa, destaca-se nos Planos de Ensino elementos referentes às questões ambientais, tais como gestão ambiental, impactos ambientais, biomas, biodiversidade, lugar dentre outros elementos relacionados à Educação Ambiental. Além disso, salienta-se que os princípios da PMAC de Mota (2020) se fazem presentes na práxis docente dos professores formadores do curso de Geografia - Licenciatura da FURG. Assim, apresenta-se a seguinte tese: os diálogos de saberes docentes e ambientais são basilares para planejar e estruturar um processo de formação de professores, a partir dos princípios da Ambientalização Curricular na Educação Superior, sendo importante considerar as experiências e vivências do coletivo formador do curso.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalOrganização curricularFormação de professoresEnsino superiorGeografia