Dissertação - Priscila Machado Graça

Uma escola à beira da lagoa: percepções culturais sobre a comunidade pesqueira e potencialidades para educação ambiental.

Autor: Priscila Machado Graça (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Aborda a temática das relações que se estabelecem entre escola e comunidade em um contexto de pesca artesanal, situado no município do Rio Grande. Apresenta como repertório teórico a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora segundo Loureiro (2003; 2004), dialogando com a Geografia Humanista em Marandola (2012) e Santos (1994; 2005; 2008) para discutir o conceito de Pertencimento, entre outros conceitos e autores que me permitem dialogar com as temáticas que envolvem a pesquisa. O objetivo do estudo foi compreender como ocorre a interação entre a escola e a sua comunidade, a partir das percepções da escola sobre a cultura, o pertencimento e os aspectos ambientais da comunidade pesqueira, pela vertente da Educação Ambiental Transformadora. Foi realizado um estudo exploratório nomeado de levantamento bibliográfico, que permitiu colocar em ordem informações pertinentes para a realização da pesquisa e para compreender as relações existentes entre pesquisas já realizadas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde ocorreu uma observação participante, a partir da proposta metodológica de Inserção Ecológica, que considera o olhar ecológico da pesquisadora e permitiu compreender como ocorre os processos de interação das pessoas no e com o contexto a partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner,1996). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as cinco participantes (quatro professoras e um membro da gestão escolar), registros no diário de campo e gravações de áudio, para análise dos dados foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2000; Franco, 2007), a fim de legitimar os dados analisados. Os resultados que emergiram a partir da produção dos dados apontam para a necessidade de problematizar as percepções culturais e a relação entre a escola e a comunidade as qual ela está inserida. Visto que, a escola atribui para si à responsabilidade assistencialista frente à comunidade, invertendo por vezes a sua função educacional. Também identificamos que a cultura pesqueira presente na comunidade é pouco visibilizada como parte do conteúdo e abordagem dos projetos escolares. Predomina outras culturas locais voltadas para o comércio e o consumo, o que se relaciona com o contexto promovido pelo capitalismo de descaracterização das culturas tradicionais. Acreditamos que essa pesquisa pode contribuir para a formação de professores para que compreendam a importância que a escola tem na trajetória dos educandos e na comunidade em que se inserem. Entendemos a relevância da Educação Ambiental na escola para a manutenção/resgate da cultura tradicional pesqueira, o (re)conhecimento do pertencimento da cultura local e a problematização da realidade vivenciada pela comunidade.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: ComunidadesPesca artesanalEscolasPertencimentoEducação ambientalFormação de professores