Dissertação - Cesar Augusto Yaya Vargas

Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica

Autor: Cesar Augusto Yaya Vargas (Currículo Lattes)

Resumo

A presente dissertação de mestrado é resultado do processo desenvolvido com um grupo de professores que constituem o Corpo Docente de uma Escola Municipal Bilíngue no Município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Aborda a educação de estudantes surdos como fenômeno da pesquisa, focando na vivência relatada e a prática docente desenvolvida nesta Escola Bilíngue, em relação à proposta contida no seu PPP. A pesquisa desenvolveu-se dentro da perspectiva teórica do Materialismo Histórico Dialético, objetivando conhecer e analisar nos documentos geradores e propositores da organização e funcionamento da escola, que práticas pedagógicas são desenvolvidas no todo da escola que possam estar dificultando ou mesmo impedindo que o processo de ensino e aprendizagem aconteça dentro do preconizado no seu PPP. Este estudo, ao descrever que situações-limite o processo de ensino dos estudantes surdos apresenta, indica como sugestão possíveis atos-limite necessários para superar as prováveis contradições impedidoras da aprendizagem. Nas considerações finais trazemos, sob a luz das descobertas deste estudo, algumas proposições de organização de atividades pedagógicas formativas, como confecção e uso de material didático que facilite ao estudante surdo a leitura crítica do mundo e a compreensão da realidade concreta em que vive. A dissertação mostra a Educação Ambiental como organizadora de saberes que, se transversalizados no currículo da escola, permite compreender as diferentes determinações sentidas como necessárias a uma Educação Integral de estudantes não somente os surdos da escola em questão. A prática formativa aqui dissertada traz uma crítica à formação de professores, seja de estudantes surdos, de ouvintes, quer seja em escolas inclusivas como na bilíngue, refletindo a crítica nas contradições dialéticas apresentadas não só na sua formação técnica profissional, como também em cada uma das relações estabelecidas com a sua prática. Como respostas mais pontuais do estudo mediado pelo Curso de Extensão, desenvolvido em espaços livres de participação, descrevemos, como últimas considerações algumas sugestões que pensamos terem sido fruto da revelação desta pesquisa. São revelações generalizadas, bastante pontuais, que podem em muito ajudar o processo de formação docente em universidades e instituições de ensino comprometidas com a emancipação de alunos de qualquer natureza

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalEducação de surdosEnsino de ciênciasFormação de professores