Tese - Samuel Lópes Pinheiro

Caminhos transdisciplinares para um autoconhecimento emergente em educação ambiental

Autor: Samuel Lópes Pinheiro (Currículo Lattes)

Resumo

A Tese "Caminhos transdisciplinares para um autoconhecimento emergente em Educação Ambiental" parte de uma esperança epistêmica em se trabalhar pela regeneração da vida através de um reencantamento do mundo e de um alargar da compreensão sobre a condição humana no âmbito dos Fundamentos da Educação Ambiental. Para tanto, a pergunta ou o problema de pesquisa delimita-se da seguinte forma: Por que o autoconhecimento, enquanto característica transdisciplinar, fortalece o valor pedagógico dos fundamentos em Educação Ambiental? Para seguir as respostas à pergunta, a hipótese se orienta da seguinte maneira: A transdisciplinaridade é um caminho paradigmático e sistêmico que proporciona a abertura para a reflexão de uma Educação Ambiental como uma prática solidária em relação aos modos de aprender e ensinar a complexidade presente na Pedagogia Integrativa, Implicativa e Intencional tendo em vista o autoconhecimento. A metodologia para este intento é a inspiração do Pensamento Complexo, de Edgar Morin, e a Transdisciplinaridade que nos direcionam à uma reforma do pensamento, e que, por sua vez, preocupa-se com a questão do aprender a aprender e o aprender e ensinar sobre a condição humana. Assim chegamos na preocupação em seguir pedagogias que convergem para questões de grandes urgências e de limite da humanidade, e que levam em consideração a complexidade dos sujeitos aprendentes e que visam ao autoconhecimento em seu processo de autoformação e pesquisa. Para a verificação de uma educação complexa em sua operacionalidade está o aprofundamento teórico e prático da abordagem transdisciplinar da Pedagogia Integrativa, Implicativa e Intencional - P3I, elaborada pelo Professor Florent Pasquier em contextos de formação de educadores na França. O estudo de uma convergência pedagógica frente as urgências e limites de nosso tempo em Educação Ambiental, nos conduz a uma atitude transdisciplinar de enfrentamento às barbáries de nosso tempo - expressas pelo transhumanismo, o antropoceno e o panterrorismo. Esse enfrentamento às barbáries é de que se trata um autoconhecimento emergente em Educação Ambiental, que está situado em três movimentos reflexivos, fundamentados em caminhos transdisciplinares realizados durante a formação doutoral, são eles: i) autoconhecimento e novas tecnologias em Educação Ambiental; ii) Educação Ambiental na era do Antropoceno; iii) educação para a paz e cultura de paz em Educação Ambiental. Ao final, a Tese está situada na confirmação da hipótese ao propor-se ao fortalecimento de uma pedagogia complexa e transdisciplinar em Educação Ambiental que impulsiona o autoconhecimento ao enlaçar-se com as questões socioambientais de forma integrativa, implicativa e intencional rumo ao enfrentamento das barbáries.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: ComplexidadeTransdisciplinaridadeAutoconhecimentoEducação ambientalPedagogia integrativa, implicativa e intencional