Tese - Everton Fêrrêr de Oliveira

Vivências formativas, que fazer extensionista em contextos & educação popular ambiental: Fundamentos para educação ambiental?

Autor: Everton Fêrrêr de Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

Esta narrativa autobiográfica realiza uma flexão teórica pensada pela ótica saber da experiência feito, está situada na Linha de Fundamentos da Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Trata da compreensão da vivência formativa na perspectiva epistemológica da educação popular e educação ambiental pelo olhar do quefazer extensionista. A hipótese perseguida foi conhecer se a vivência formativa, na perspectiva, autobiográfica, contribui no alargamento e na visibilidade da extensão universitária conectada aos fundamentos de uma educação ambiental popular"? Como possibilidades aliase elementos epistêmicos de base documental de eventos e elementos teóricos da educação ambiental crítica, educação popular de base freireana e da extensão universitária. Emerge do estudo a necessidade de assumir-se sujeito e trazer na própria subjetividade em estado de consciência o autor pesquisador. O sujeito é você mesmo e o objeto a sua subjetividade traduzida na vivência formativa. A arguição sobre necessidade de considerar na metodologia uma categorização do contexto e lugar se dá porque as vivências formativas dependem desta referencialidade, não são um estudo no campo da memória. Traz consigo a lembranças da vivência acadêmica e com isso os resultados de um processo formativo. Também foram analisados anais de eventos e banco de dados de pesquisa (teses) no período de 2015 - 2020. As recorrências as categorias de educação popular ambiental, educação ambiental popular e vivência formativa são recentes e não somam uma dezena. Do estudo emergiu a categoria vivência formativa que conforma os campos epistêmicos do processo formativo como base reflexiva para o estudo da educação popular ambiental e formação extensionista na formação continuada do doutorado. Além disso, as aprendizagens no doutoramento no campo da extensão e EA crítica traz contribuições sobre aspectos e práticas para área de fundamentos da EA.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: VivênciasEducação popularEducação ambientalExtensão