Tese - Daniela da Silva Pieper

(In) Sustentabilidade, desenvolvimento, educação ambiental e a universidade na transição paradigmática da modernidade. Uma análise crítica do embargo às obras do Campus Carreiros - FURG/PROGRAMA REUNI 2013

Autor: Daniela da Silva Pieper (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa apresenta as reflexões e a análise acerca da sustentabilidade, do desenvolvimento e do papel da universidade na sua relação sociedade/natureza, com base no processo administrativo ambiental movido pela Procuradoria da República no Município de Rio Grande, Rio Grande do Sul (PRM/RG/RS), através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Rio Grande do Sul (IBAMA/RS) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Rio Grande do Sul (FEPAM/RS), contra a Universidade Federal do Rio Grande, que gerou o embargo das obras de expansão do Campus Carreiros financiadas pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), em junho de 2013, pela ausência de licenciamento ambiental (Licença de Instalação - LI - e Licença de Operação - LO). A questão central do estudo emerge apoiada na vocação, missão e visão institucional assumida pela universidade de pautar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao Ecossistema Costeiro. No entanto, teria se contraposto a essa perspectiva ao não solicitar o devido licenciamento. Também, após vistoria do órgão competente, algumas das obras foram notificadas por causarem impactos ambientais em Áreas de Preservação Permanentes. Portanto, tiveram seus projetos readequados. Em razão disso, o presente estudo parte da seguinte hipótese: O discurso hegemônico da sustentabilidade e do desenvolvimento na sociedade capitalista neoliberal adquire o sentido de manutenção do sistema, no qual a natureza é compreendida como recurso a ser explorado para alimentar o mercado. Tal visão, num contexto de crise de paradigma, tende a provocar manifestações e comportamentos contraditórios e conflitivos quanto ao lugar/papel da universidade na sua relação sociedade/natureza em suas gestões administrativas. A pesquisa situa-se dentro da linha de Fundamentos de Educação Ambiental do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, no âmbito da pesquisa social, de natureza qualitativa, na qual se desenvolve a metodologia da análise do discurso e o estudo de caso, tendo por objetivo: Identificar o sentido/significado da sustentabilidade no discurso da Universidade Federal do Rio Grande, problematizando os posicionamentos (dos gestores e documentos institucionais) frente ao embargo. O referencial teórico utilizado ampara-se nas visões de sustentabilidade Tecnocentrista, Ecocentrista e Humanista, segundo Guillermo Foladori e Naina Pierri; bem como as macrotendências político-pedagógicas de Educação Ambiental Conservacionista, Pragmática e Crítica, conforme Phillipe Layrargues e Gustavo Lima. Outrossim, apresenta o pensamento de Boaventura de Santos no âmbito da crise do paradigma da modernidade e sua proposta alternativa de uma Epistemologia do Sul, através da Ecologia dos Saberes, para pensar uma "outra universidade" no século XXI, construída com alicerces na valorização da pluralidade de saberes por meio das ações de seus próprios atores, considerando o contexto socioambiental e as experiências locais comunitárias. Após a sistematização e análise dos discursos nos documentos eleitos como instrumentos de pesquisa, emergiu uma visão Tecnocentrista de Sustentabilidade aliada à macrotendência conceitual Pragmática de Educação Ambiental, que reproduzidas no modelo hegemônico neoliberal manifestam-se no contexto da crise da modernidade, provocando comportamentos contraditórios pelos quais a regulação se sobrepõe a emancipação.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalDesenvolvimentoSustentabilidadeUniversidade PublicaModernidade