Dissertação - Daciene de Paula Oliveira

Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS

Autor: Daciene de Paula Oliveira (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação foi construída a partir de vivências e resistências com as comunidades indígenas Mbya-Guarani, Tekoa Yyrembé e Tekoa Para Roké. Realizou-se um mergulho junto a esses povos para apreender alguns dos seus modos de viver. Para apresentar os atravessamentos que surgiram durante esta pesquisa, decidiu-se utilizar uma narrativa constituída através da experiência etnográfica. Nela, dá-se vida aos encontros com sujeitos e lugares, revivendo visitas realizadas à duas aldeias Mbyá-Guarani, localizadas na cidade de Rio Grande/RS. Apesar de serem abordados pontos em comum nas duas aldeias, a narrativa está centrada na Tekoa Yyrembé. A intenção da pesquisa foi expor as contribuições oferecidas pelas vivências e as relações entre indígenas e não-indígenas, para desenvolver um pensamento em torno de novas concepções sobre e para a Educação Ambiental. Os principais questionamentos buscam compreender novas formas de viver no mundo em busca de uma Educação Ambiental com um olhar voltado para outras formas de bem viver e habitar nesta terra.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Mbya-GuaraniVivênciasEducação ambiental