Dissertação - Katia Silene de Avila Leivas

A educação ambiental na educação infantil contida no documento orientador curricular do território riograndino

Autor: Katia Silene de Avila Leivas (Currículo Lattes)

Resumo

O presente estudo teve como fenômeno de pesquisa a Educação Infantil Pública Municipal no Documento Orientador Curricular do Território Riograndino da BNCC, no que tange à transversalidade da Educação Ambiental nos documentos que referenciam a formação humana integral dos estudantes nas escolas. Perseguimos o movimento dialético do nosso fenômeno material social concreto sensível, o qual se desenvolve pelas superações dos estabelecidos pelas contradições que o compõem e sua totalidade. Seguimos a orientação teórica do Materialismo Histórico e Dialético, com a abordagem qualitativa, o que possibilitou-nos acompanhar a organização e implementação do Documento Orientador Curricular do Território Riograndino da BNCC. Na busca pela compreensão do movimento real, no todo dos documentos analisados, nos guiamos pela metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin para desenvolver, organizar e sistematizar os conhecimentos que o estudo oportunizou. Na continuidade, analisamos os Documentos Legais, amparados pelos pressupostos teóricos articulados entre epistemologias da Educação Ambiental e da Educação Infantil, considerando que os saberes ambientais precisam balizar a construção dos currículos. A amplitude do nosso estudo se particularizou no singular do Projeto Político Pedagógico de três escolas do Sistema Municipal de Ensino. No caminho percorrido, no todo do DOCTRG da BNCC, associamos os caminhos e descaminhos da Educação Ambiental como eixo transversal, conduzidos pelas diferentes políticas nacionais, os quais foram seguidos e descontinuados por interesses políticos e econômicos. Nessa totalidade do nosso fenômeno sobre a Etapa da Educação Infantil e vinculando-a à formação humana integral, compreendemos que esta educação está indissociada da Educação Ambiental como possibilidade de desenvolver uma educação omnilateral.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Educação ambientalEducação infantilPolíticas públicas