Dissertação - Ingrid Medeiros Lessa

Pré-universitário popular como espaço de desenvolvimento da educação ambiental: um estudo a partir do Desafio Pup

Autor: Ingrid Medeiros Lessa (Currículo Lattes)

Resumo

Esta dissertação constituiu-se a partir de um estudo de caso cuja intenção foi investigar, com base na prática docente de educadores e educadoras do Desafio Pré-Universitário Popular, Pelotas-RS, as correlações entre as temáticas pertinentes à Educação Ambiental e a Educação Popular e, ainda, compreender como essas são desenvolvidas no espaço dos cursos dessa mesma natureza. Por se tratar de um Pré-universitário Popular baseado e alicerçado na obra de Paulo Freire, tem-se como objetivo geral analisar de que maneira os educadores e educadoras do Desafio Pré-Universitário Popular contribuem para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental crítica no espaço-tempo da sala de aula. O aporte teórico é composto por categorias como: educação popular, educação ambiental, formação de professores e processo formativo em ambientes pré-universitários. Os (as) participantes da pesquisa foram educadores e educadoras de diferentes áreas do conhecimento, atuantes no Desafio Pré-Universitário Popular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo a qual desenvolveu a coleta de dados estruturada em dois momentos: fase exploratória e fase descritiva. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados um questionário online e entrevistas, realizadas por webconferência, dado o momento de distanciamento social vivido. Como técnica para análise dos dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). A organização da dissertação foi dividida em oito seções, sendo elas: história de vida, introdução, estado do conhecimento, fundamentação teórica, percurso metodológico, interpretação dos dados e considerações finais.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: ConscientizaçãoPré-universitário popularEducação ambientalEducação popular