Tese - Darlene Silveira Cabrera

Que possibilidade suleadora da alfabetização tem a educação ambiental sob os efeitos da pandemia?

Autor: Darlene Silveira Cabrera (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho de pesquisa doutoral parte da Tese: "Sob os efeitos da Pandemia COVID- 19, em uma escola pública municipal, responsável pela educação dos filhos da Classe Trabalhadora, a Educação Ambiental, enquanto totalidade, pode não estar reunindo as condições necessárias para sulear o processo alfabetizador dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.". Tal movimento de pesquisa foi imbricado à práxis pedagógica da professora pesquisadora desse estudo, tendo como objetivo geral: compreender se, sob os efeitos da Pandemia COVID-19, a Educação Ambiental, enquanto totalidade, pode sulear o processo alfabetizador nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e, como objetivos específicos: a) analisar e interpretar se, sob os efeitos pandêmicos, a Educação Ambiental, enquanto totalidade, potencializou o movimento de ensino-aprendizagem acadêmico na alfabetização nos Anos iniciais do Ensino Fundamental; e, b) analisar e compreender se subvencionada pelos feitos da Pandemia a Educação Ambiental, enquanto totalidade, possibilitou a formação humana imbricada à alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como fundante a epistemologia histórico-social, prioritariamente, a dialética materialista, centrada em uma análise do processo de ensino- aprendizagem a partir de Lev Vygotsky (2018, 2015, 2008, 1993), cuja abordagem qualitativa nos conduziu a elencar como sujeitos de pesquisa os estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação Básica, de uma escola pública municipal. Como forma de apreciação das informações, utilizamos o referencial metodológico da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011), o qual subsidiou a afirmação da Tese, concebendo que as contradições efetivadas na sistematização da nova modalidade de ensino pelo poder público, adensadas pelos contingenciamentos das decisões político-econômicas de manutenção do capital, sob os efeitos da Pandemia COVID-19, a Educação Ambiental, enquanto totalidade, não teve como reunir as condições necessárias para sulear o processo alfabetizador dos estudantes do 3º ano, por meio da linguagem, em sua dimensão acadêmica. Mesmo que tenha potencializado a capacidade criativa de leitura de mundo como formação humano-social, a qual é sempre passível de desenvolvimento, mesmo que o movimento interno de (re)criação dos modos sociais de ler e escrever ainda não estejam apreendidos.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalTotalidadeAlfabetizaçãoProcesso ensino-aprendizagemPandemia Covid-19