Tese - Márcia Pereira da Silva

A construção de um currículo ontológico a partir dos princípios da educação ambiental, da Pedagogia Montessori e da arte.

Autor: Márcia Pereira da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa desenvolvida com o Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP), na Linha de Fundamentos da Educação Ambiental, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Partindo de questões inquietantes acerca da educação como: se a sociedade de consumo, e com ela a escola, estão caminhando a passos largos para a falência de seus modelos e discursos, o que está por vir? Qual é a nossa lembrança de escola? Como são nossas salas de aula? De onde vem a luz, os sussurros, o silêncio? O que se aprende dentro de um edifício escolar que não possa ser aprendido fora dos seus muros?, a tese se encaminha objetivando compreender como um Currículo Ontológico pode contemplar os diferentes processos de aprendizagens, e, valorizando o ambiente na sua inteireza permita a constituição do Lugar de Saberes Cíclicos. O caminho de navegação em busca de outra educação possível se estabelece partir de: Identificar a trajetória histórica e cultural que nos trouxe até o momento atual tanto no campo da educação quanto da Educação Ambiental, e que em grande medida são âncoras para manutenção de condições desfavoráveis a constituição de lugares onde os saberes são cíclicos e dinâmicos; Apresentar unidades de significados que permitam a compreensão do Currículo Ontológico; Descrever como este Currículo pode se traduzir em ação e vida em múltiplos lugares de aprendizagens, através do movimento circular promovido pela presença indissociável dos princípios da Educação ambiental, da Pedagogia Montessori e da Arte. Dialogar com narrativas vividas, não tendo nestas uma formula ou receita, mas um campo aberto a efetivação do Lugar de Saberes Cíclicos, matizados em sua ação-existência pelo Currículo Ontológico. Nela, se apresenta a construção desse currículo a partir dos Princípios da Educação Ambiental, da Pedagogia Montessori e da Arte em todas as suas manifestações. O referencial teórico revisita as ideias de alguns educadores que pensaram uma escola para a realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente Maria Montessori, porém realizando uma leitura contextualizada à luz do nosso tempo. No campo da Educação Ambiental, destacam- se os fundamentos e princípios da Educação Ambiental, considerando documentos norteadores desse campo de saber e as diretrizes que conferem corporeidade a Educação Ambiental, sob o olhar, de Michèle Sato, de Leonardo Boff. Este estudo, ancora-se nos filósofos Heidegger, com seu entendimento do ser, e em Gastón Bachelard, que interligou ciência e arte, conferindo leveza artística a grandes verdades. Em busca da compreensão do Currículo Ontológico como matiz para constituição do Lugar de Saberes Cíclicos, consideramos por base metodológica o movimento circular da pesquisa fenomenológico-hermenêutica, pensando que, nos constituímos no diálogo, onde pensar, ouvir, falar, silenciar, observar, e perceber são condição de possibilidade para o desvelar do que sempre esteve ali, mas ainda não se revelado através do entre-vozes de educandos e educadores do Centro Educacional Maria Montessori, um lugar de fala e constituição coletiva que localiza-se em Santa Catarina. Concluímos que ao propormos um Currículo Ontológico, estamos propondo pensar um currículo que compreende a ontologia como vazio para pensar o ser enquanto ele mesmo, em sua subjetividade, em sua diversidade e enquanto ser que percebe este currículo-percurso como uma construção, como um agora, um Ir-sendo. O currículo Ontológico, nasce impregnado de sentido de existência. Partimos do olhar para realidade de nossos jovens e crianças e seus múltiplos enfrentamentos com a escola em seu molde atual, de observar a quão ambos criança/jovem e escola estão em colisão frontal, para compreendermos como o Currículo Ontológico matiza a constituição do Lugar de Saberes Cíclicos.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação ambientalPedagogia MontessoriArteCurrículoLugar de saberes cíclicos