Tese - Danièlle Müller de Andrade

Cúpula geodésica: um lugar potencializador da educação estético-ambiental

Autor: Danièlle Müller de Andrade (Currículo Lattes)

Resumo

As experiências pedagógicas em Educação Estético-Ambiental (EEA) vêm se consolidando como vias potentes para a formação humana e para a transformação social. No âmbito do ensino formal tais experiências possibilitam a renovação das práticas educativas e da educação, portanto, merecem ser investigadas. Esta tese teve como foco de investigação a experiência de construção e instalação de uma cúpula geodésica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - campus Pelotas -Visconde da Graça (IFSul/CaVG). O que é isso que se mostra de Educação Estético-Ambiental no processo de construção e instalação de uma cúpula geodésica no ensino formal? foi a pergunta fenomenológica que instigou essa pesquisa, a qual teve como objetivo geral compreender o processo de construção e instalação de uma cúpula geodésica, entendida como lugar potencializador da Educação Estético-Ambiental no ensino formal. Os/as participantes da pesquisa foram três alunos e cinco professoras, ambos/as envolvidos/as na referida experiência. Os dados, produzidos a partir do diário de campo da pesquisadora à época da experiência investigada, de entrevistas semiestruturadas realizadas com os/as participantes da pesquisa e de registros fotográficos, foram analisados por meio da metodologia Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi. Do processo de análise emergiram três categorias finais denominadas: expectativas, sensações, tensionamentos e possibilidades; o processo e movimento da construção da cúpula geodésica: trabalho coletivo, participativo e integrador; e a dimensão estético-ambiental cúpula geodésica e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados, expressos em três metatextos, possibilitaram a construção dos argumentos para a defesa da tese de que "a cúpula geodésica, cujas características arquitetônicas favorecem o contato com o outro, humano ou não, pode constituir-se em lugar potencializador de práticas de educação estético-ambiental, no âmbito do ensino formal". Os argumentos que sustentam a tese estão embasados na relevância da experiência investigada para o fomento da dialogicidade, afetividade e da reflexão crítica, bem como para o estímulo ao trabalho coletivo e cooperativo, inter e transdisciplinar. Ao possibilitar a integração e partilha de saberes e de afetos, a construção e instalação de uma cúpula geodésica no ensino formal engendra o desenvolvimento de práticas educativas condizentes com a educação transformadora proposta por Paulo Freire. Por ter sido instalada no ambiente natural do campus, a cúpula geodésica contribuiu para o despertar dos sentidos humanos e para o desenvolvimento da sensibilidade configurando-se, dessa forma, como potência para o desenvolvimento da EEA e da educação dos sentidos, preconizadas por Estévez e Duarte Jr. Além disso, a experiência na construção e instalação da cúpula geodésica do IFSul/CaVG, na perspectiva de Larrosa, foi um marco positivo na vida e na formação dos/das participantes da pesquisa. A instalação de uma cúpula geodésica nas Instituições de Ensino pode configurar-se como contribuição para a ambientalização do ensino e para a constituição de espaços educadores sustentáveis.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Cúpula geodésicaEducação estético-ambientalEnsino formal